sábado, 30 de abril de 2011

PROFESSORES PARTICIPAM DE PALESTRA : "Construções para a educação Infantil"

Professor Casemiro José Mota  

Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.

Tema Geral: Construções para a educação Infantil

Palestras: Os processos das famílias e os novos espaços da Educação Infantil



O encontro tratou das novas realidades da educação infantil, numa visão baseada em estudos sociológicos e antropológicos sobre o tema família e atualidades, tentando apresentar as origens de atitudes infantis e dos estranhamentos vividos no espaço denominado educação infantil.

Esses estranhamentos adquirem nos discursos de professores matizes variados que vão desde a imputação de culpa direta na criança até a responsabilização de pais por ausência. No entanto o que se pode perceber por esses estudos é uma alteração nos modelos de família e na forma com que se constituem os referenciais sociais.

O mundo do trabalho se fez presente na infância agora sob outro porte, o trabalho torna a criança um ser alijado de determinados tipos de convivência, pois a nova configuração de grupos familiares exige o cumprimento de outras atividades além de dividir com a prole os processos de socialização.

Assim sendo essas demandas vem sendo gradativamente transferidas aos equipamentos públicos de educação, dentre os quais se encontram os Centros de Educação Infantil, ficando implícito que toda a educação é de obrigação do estado e dos professores a ele vinculados. Pais ocupados com filhos trocados por trabalho e pela pressão do capitalismo cego e egoísta.

A criança entra em situações de sofrimento que eclodem em espaços onde ainda é permitida sua expressão e ainda é percebido o seu talento para a liberdade e criatividade.

Pensando a partir disso se faz necessária uma educação infantil centrada não na substituição das famílias e nem na escolarização da vida infantil. Se faz necessária uma perspectiva que inclua o agir livre e a necessidade de espaço da criança atual, ignorada em algumas de suas necessidades primordiais, a criatividade e a liberdade para apropriar-se de todos os espaços disponíveis no seu mundo.

Cada momento na educação infantil, precisa combinar atividades para uma educação voltada ao enfrentamento da solidão atual e para a redescoberta da afetividade que caracteriza a vida a sociedade humanas. Avaliar e educar para perceber os espaços e utilizá-los como ferramentas de emancipação da consciência e dos valores humanos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário