terça-feira, 26 de abril de 2011

O estudo dos animais na Educação Infantil

Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: 114 anos de emancipação política de nosso município e páscoa.

A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no aniversário de nosso município e seu destaque como “A CAPITAL ESTADUAL DA OVELHA” e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas e historinhas infantis na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas leituras escolhidas pelas turmas, na hora da leitura.

Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

A visita da nossa ovelhinha e da palestra apresentada  pela ovinicultora: Mônica Bahr facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

 














Nenhum comentário:

Postar um comentário