O desenho na pré-escola: o olhar e as expectativas do professor
"O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apóia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéias constituídas na sua própria história e experiência com a linguagem. Apóia-se também em seus conhecimentos sobre as possibilidades do grafismo infantil, noções adquiridas durante a sua formação e ao longo de sua experiência profissional. Todo esse conhecimento traduz-se em expectativas com a produção infantil, que definem o diálogo que o professor estabelece com a criança sobre seus desenhos, interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença."
"Percebemos que o desenho "perfeito" é também aquele que se aproxima mais da estilização padronizada do real; é o que nos indica a satisfação do professor diante da reprodução de modelos divulgados pelos manuais de 'desenho pedagógico', diante das clássicas estilizações infantis, como o desenho da casinha e o da figura humana, e ainda ante o cumprimento de procedimentos padronizados, como o preenchimento de áreas previamente contornadas e a ocupação 'homogênea' da folha de papel.(...) Esta expectativa desconsidera o fato de que são mœltiplas as percepções que se pode ter de um mesmo objeto, por diferentes pessoas, ou pela mesma pessoa em momentos diferentes."
"É grande a responsabilidade do professor na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento do desenho infantil. É certo que o prazer encontrado pela criança no desenho deixará de existir se não forem permitidas a exploração de sua função expressiva e a realização de seu potencial criativo. Precisamos repensar as expectativas que temos do desenho da criança, assim como o diálogo que estabelecemos com ela a respeito da sua produção gráfica. Além disso, precisamos discutir as oportunidades concretas para o fazer artístico na Pré-escola."
Publicação: Série Idéias n. 14. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 53 a 61
Páginas: 53 a 61
Mais desenhos educativos aqui:
https://picasaweb.google.com/thabatadalbo/CompletandoOsDesenhos#
Nenhum comentário:
Postar um comentário