quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso

 



RESUMO
O desenvolvimento adequado da linguagem é um dos fatores fundamentais para que o
desenvolvimento infantil ocorra de forma harmônica em todas as esferas, seja do
ponto de vista social, relacional ou ao nos referirmos à aprendizagem formal. A
aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na
construção da mesma e na compreensão de sua organização interna. Entretanto, não
são incomuns problemas que podem interferir neste curso. Este artigo se propõe a
realizar uma revisão sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, fala e
cognição, inserindo posteriormente os percalços que podem interferir neste
desenvolvimento, dentre eles o atraso simples de linguagem, desvio fonológico,
distúrbio específico de linguagem, alterações na fluência e alterações
semântico-pragmáticas. Estas dificuldades podem trazer prejuízos secundários à
aprendizagem escolar.
Unitermos: Desenvolvimento da linguagem. Desenvolvimento infantil. Cognição.
Comunicação. Fala. Transtornos do desenvolvimento da linguagem.


AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Compreendendo Linguagem
A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, ou seja,
de um bom desenvolvimento de todas as estruturas cerebrais, de um parto sem
intercorrências e da interação social desde sua concepção. Em outras palavras,
apesar de longas discussões sobre o fato da linguagem ser inata (de nascença) ou
aprendida, hoje a maior parte dos estudiosos concorda que há uma interação entre
o que a criança traz em termos biológicos e a qualidade de estímulos do meio7,8.
Alterações em qualquer uma dessas frentes pode prejudicar sua aquisição e seu
desenvolvimento.


O desenvolvimento da linguagem implica na aquisição plena do sistema lingüístico
que nos possibilita a inserção no meio social, a possibilidade de assumir a
nossa identidade, além do desenvolvimento dos aspectos cognitivos.

Saiba mais sobre os disturbios de aquisição de linguagem como:
DIFICULDADES NO PERCURSO
ATRASO SIMPLES DE LINGUAGEM
DESVIO FONOLÓGICO
DISTÚRBIO ESPECÍFICO DA LINGUAGEM
 FLUÊNCIA
ALTERAÇÕES SEMÂNTICO-PRAGMÁTICAS


CLICANDO AQUI ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Rev. psicopedag. vol.25 no.78 São Paulo  2008
  Renata MousinhoI; Evelin SchmidII; Juliana PereiraIII; Luciana LyraIII; Luciana
MendesIII; Vanessa NóbregaIII
IFonoaudióloga, doutora em Lingüística, Professora Adjunta da UFRJ
IIFonoaudióloga, mestre em Lingüística, PUC-RJ
IIIFonoaudióloga, mestre em Lingüística, UFRJ

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