terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto: Campo Alegre 114 anos de história








HINO DO MUNICÍPIO
A Lei n° 498 dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do Município de Campo Alegre. Segundo consta no capitulo II, Artigo 11° “ O Hino de Campo Alegre e o que se compõe do poema da autoria de Leora e da musica de Jose Sluminski”.
ESTRIBILHO

Salve, salve Campo Alegre
És saudosa a cada amanhecer.
Salve, salve Campo Alegre
Meu coração vibra ao te ver.
Engastada entre a serra e mata
Campo Alegre empunha seu brasão.
Mostrando as belezas a “Cascata”,
A obra prima da criação.
As ruas cruzam tua terra,
Trazendo o progresso e a gloria.
Terra fértil teu intimo encerra.
És avanço agrícola na historia.
ESTRIBILHO

Campo Alegre cidade jardim,
Turística bela admirada.
Pelas industrias o mate e o caulim,
No pais és consagrada.
Em teus filhos a grande esperança
De vitórias e lutas constantes.
E este povo que caminha a avança
Para um futuro de glorias marcantes.
ESTRIBILHO

BRASAO
Conforme Art. 10° do capitulo I da Lei n° 498, o Brasão de Armas Municipal de Campo Alegre possui um escudo de formato ibérico na cor esmalte sinopla (verde). A abreviatura cronológica “17-10-1896” indica a data de criação do Município, e a abreviatura “18-03-1897” representa a data de sua solene instalação.



 BANDEIRA
 Segundo consta no capitulo I, Art. 3°, a Lei n° 498 “a bandeira do Município de Campo Alegre é a que foi idealizada e executada pelo (...) Professor Arthur Luponi”. De acordo com o Art. 5° deste mesmo capitulo adotaram-se apenas duas cores para a Bandeira do Município de Campo Alegre: o branco-niveo e o verde-esmeralda. O branco por ser símbolo da paz, amizade, lealdade, franqueza, integridade, verdade,... virtudes estas dominates nos corações de todos os campo-alegrenses; e o verde por ser a cor simbólica de esperança, civilidade, cortesia, campo, abundancia, posse... A estrela de cinco pontas em azul-cobalto, simboliza o Município de Campo Alegre. Escolheu-se o azul por ser a cor simbólica da perseverança, perfeição, zelo, dignidade... Os dois ramos de loureiro na Bandeira Municipal são o símbolo do triunfo, de gloria.  O laço de fita na cor vermelha representa o valor, domínio, valentia, vitória, honra, etc..


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário