terça-feira, 22 de março de 2011

Higiene bucal infantil

Higiene bucal começa muito cedo, com a limpeza da gengiva com fralda ou gaze úmida.
Os bebês necessitam fundamentalmente do leite materno, que além de ser uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo, ainda previne as cáries precoces. “O leite materno fornece anticorpos essenciais ao desenvolvimento completo do sistema imunológico (defesa orgânica) da criança, o que não acontece com o leite industrializado, e desenvolve principalmente a relação psico-emocional da criança”, alerta a Dra. Maristela Lobo.
Algumas crianças têm maior necessidade de sucção, e chupar o dedo torna-se algo inevitável, muitas vezes desde a vida intra-uterina. “O ideal é que a criança pare de chupar o dedo até no máximo os quatro anos de idade, para que não haja danos ao desenvolvimento do sistema respiratório e estomatognático (boca) e à anatomia do próprio dedo”, explica Lobo.
A chupeta é um acessório utilizado para acalmar os bebês. Obviamente, é melhor que a criança não tenha nenhum hábito de sucção. Mas se as mães tivessem que escolher entre o dedo polegar e a chupeta, certamente a sucção da chupeta é um hábito mais fácil de ser controlado e eliminado.
Continue lendo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário