terça-feira, 15 de março de 2011

Um olhar sobre os modos de se alfabetizar hoje




É necessário que a alfabetização das crianças a partir da educação infantil constitua-se não como um conjunto gráfico, mas como uma experiência repleta de significados que tem como base as experiências culturais significativas das crianças


Brinquei com peixes e anjos, fui menina e fui rainha acompanhada e largada sempre a meia altura do chão. A vida um barco, remos e ventos, tudo real e tudo ilusão" (Luft, 2005, p. 87). Poderíamos parafrasear esse trecho do poema de Lya Luft dizendo: "Brinquei com peixes e anjos e assim fui me produzindo como um sujeito alfabetizado". Assim iniciamos este artigo, que pretende olhar com estranheza algumas questões que se relacionam com a alfabetização das crianças hoje.

Esse tema sempre volta à baila nas discussões que tratam de sujeitos infantis, principalmente nos últimos anos, quando a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul busca fundar uma "matriz de competência" na área de alfabetização estadual, com vistas a orientar o trabalho pedagógico nas classes de alfabetização de 6 anos. Pode-se sentir o efeito dessas metas no trabalho com crianças que antes compunham as classes de nível A e nível B. Essas "matrizes de competências" podem ser analisadas a partir de verdades que se pretendem absolutas no que diz respeito aos modos de construção da alfabetização das crianças.
Leia mais


ATIVIDADES EM SALA DE AULA NA TURMA DO B2



Reconhecimento corporal e educação ambiental
árvore e flores das "mãozinhas"

Alfabeto da turma com pintura dos dedinhos

Cantando e aprendendo





Carimbo das mãos

Oralidade e reconhecimento das cores

Um comentário:

  1. Olá, Maira!
    Vim conferir o trabalho de vocês.
    Parabéns a todos os envolvidos no processo, a participação de cada um é que torna esse resultado possível.

    Educar é envolver-se, é comprometer-se, é motivar, é ensinar e aprender junto. Mas, principalmente fazer com AMOR.

    Parabéns a todos, pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir