quarta-feira, 1 de junho de 2011

Palestra: Limite da Educação dos Filhos




PALESTRA MINISTRADA PELO PSICÓLOGO ANTÔNIO CARLOS CRUZ
TEMA: LIMITE DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS


Atualmente as crianças estão cada vez mais distantes da convivência familiar. Os pais passam grande parte do seu tempo trabalhando ou estudando com a finalidade de proporcionar a suas famílias uma vida melhor. Infelizmente vivemos em tempos que o "ter" tornou-se mais importante que o "ser". O consumismo desenfreado leva-nos a pensar precisamos de mais "coisas" para sermos felizes. Não generalizando, nem mesmo o Palestrante o fez, mas o mundo caminha nesse ritmo e mesmo sem querer, passamos a agir dessa forma.
O reflexo desses atos passa a atingir a "família" havendo uma grande inversão de valores, muitas famílias passam a ser comandas pelos filhos: que não escutam seus pais; pensam ter só direitos e essa falta de definição de papéis na família dificulta a ação dos pais na imposição de limites e consequentemente vem refletindo na escola.

Apesar do momento em que vivemos temos que ter total lucidez sobre nossos papéis. A família tem a função de educar seus filhos para a vida repassando valores éticos como: respeito pelo próximo, impondo limites, cobrando atitudes por menores que sejam começando pelas "palavras mágicas": obrigado, com licença, por favor, que apesar de o mundo ter mudado essas palavras nunca saíram de moda.
Cabe a escola dar continuidade a educação iniciada pela família acrescentando conhecimentos científicos, mantendo um ambiente de respeito e o mais importante formarem uma parceria com a família. Se ambas caminharem juntas estarão mais perto do principal objetivo "educação das crianças."
Como impor limites aos filhos de acordo com o Psicólogo Antônio Carlos:
  • Cada família só pode dar aquilo que pode cobrar;
  • Os pais devem manter postura e seus próprios limites internalizados;
  • Quem não tem limites, não tem como impor;
  • Cada direito corresponde a um dever;
  • Para conquistar alguma coisa é necessário criar metas;
  • Os filhos não devem ganhar tudo que pedem, na hora que querem devem aprender a esperar;
A criança precisa aprender desde cedo a responder pelos seus atos, sejam eles falhos ou não. Cabe aos pais ensinar-lhes a ter "limites".
A disciplina é positiva nos faz crescer, mantem uma rotina, fortalece a autoestima, ajuda a ter ética e favorece o senso de justiça.
Segundo o Senhor Antônio Carlos uma das funções da família é reunir-se a mesa durante as refeições, pois a mesa é considerada lugar sagrado não só no sentido religioso, mas é um momento de união, de paz de diálogo, é um momento particular da família.
O limite vem de casa e são aprimorados na escola e não o inverso!



Palestras como essas deveriam ser ministradas com maior frequência, por esse motivo resolvi compartilhar.
Parabéns ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela iniciativa. E ao Psicólogo Antônio Carlos Cruz que compartilhou um pouco do seu imenso conhecimento.
Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha.


PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ESTABELECER LIMITES
COM SEUS FILHOS

1º Amor: Mostre que você rejeita o ato e não o filho.
2º Ética:
3º Cumpra sua palavra:
4º Respeito à gente não ganha conquista:
5º Conheça-te a ti mesmo e a teu filho:
6º Por onde começar:
Reúna a família, conversem, estabeleçam metas alcançáveis a curto, médio e longo prazo.
7º Não desista: A superação de problemas só será possível se os pais tiverem desejo e vontade de mudar aspectos pessoais.
Conheça suas virtudes, seus defeitos, seus limites. Saiba reconhecer seus erros.
Fale com seu filho olhando nos olhos. Não o exponha.
Não prometa o que não pode cumprir a falta de compromisso, gera desconfiança.
Nossos atos falam mais alto que nossas palavras. Verdade gera confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário