terça-feira, 31 de maio de 2011

Planos de aula

AULA nº 01

EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
            LINGUAGEM PLÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Experimentar (colocar a mão, mexer, esfregar, lambuzar-se, com os materiais propostos para exploração).
·        Explorar diferentes movimentos gestuais. Produzir garatujas (rabiscos).

CONCEITO: Manifestar iniciativa para experimentar os materiais propostos.

METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA: Material utilizado: tinta guache de várias cores, uma peça de porcelanato (piso).
Essa atividade foi aplicada pela professora Silvanira Telma, na turma do BIII.
Num primeiro momento a professora deixou que cada criança escolhesse a cor de tinta a ser utilizada, é interessante como no início alguns alunos olharam para a mão mostrando-se meio contrariados em estar com a mão suja de tinta, mas aos poucos foram se familiarizado com a textura e a sensação da tinta gelada na mão e dos dedos escorregando sobre o porcelanato descontraindo a ponto de sujar a mão com várias cores de tinta.
Percebeu-se que as crianças estavam à vontade, para deslizar os dedinhos e a mão explorando vários movimentos e produzindo garatujas (rabiscos).
Para a criança pequena, mover-se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar de aprender.
Segundo Antunes (2009, p. 73), "Uma criança aprende, mesmo quando ninguém ensina; aprende porque ouve, porque toca, porque vê, porque cheira e assim passando pela vida, vai construindo um imenso repertório de experiências e estas são “ferramentas” para novas aprendizagens.”
 A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada vez mais independente no mundo. Essa autonomia só é conseguida com a confiança em si mesma, no ambiente e vivenciando experiências. Por isso, é fundamental que a escola ofereça possibilidades de autoconhecimento e um espaço seguro e estimulante.
Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha


Professora: Silvanira Telma
Professoras auxiliares: Sandra Schwarz e Lúcia Linzmeyer


                          Parabéns professoras e coordenadora Taciana, excelente trabalho, assim nossas crianças crescerão com uma imagem positiva de si mesmas e com confiança em suas capacidades.

Beijos: Diretora Maira





Parabéns a turma do BIII, pelo lindo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário