quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nossa horta: alimentos saudáveis para nossas crianças


A horta do CMEI é cuidada pelas nossas funcionárias que cuidam da limpeza e da cozinha.
E as crianças com as professoras aproveitam para semear, plantar, observar o crescimento das plantas e colher as verduras e legumes para comer saborosas refeições, assim ficam sensibilizadas para a preservação do meio ambiente



Olhem a nossa laranjeira carregada de frutos. Maravilhosa!































Posted by Picasa



ACERTOS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL


Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades que sofram sobrepeso são baixas. O controle dos adultos é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil. Para isso é necessário obedecer algumas pautas alimentares, considerando que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais na sua educação:
- Aos bebês não devem dar-lhes o peito totalmente segundo a demanda que apresente; desde o princípio deve-se ensiná-los a alimentar-se bem e no seu momento certo.
- Quando o bebê chora não deve oferecer-lhe o peito assim, de primeira, sem antes detectar a causa do choro e tentar acalmá-lo. O dar o peito de forma indiscriminada, pode levar a que o bebê, quando seja maior, recorra à comida quando sofra algum mal-estar.
- Visitar periodicamente ao pediatra, quando seja necessário ou nas revisões determinadas pelo centro de saúde. Foi demonstrado que uma criança que segue um controle médico tem menos possibilidades de sofrer obesidade ou qualquer outra enfermidade.
- Seguir as dietas alimentares que o pediatra passar para o bebê, mês a mês. Ou seja, respeitando e introduzindo os alimentos segundo a idade da criança. É um bom modo de prevenção.
- Fazer com que o bebê, até os dois anos de idade tenha provado de tudo um pouco.
- Cuidar para que as crianças não “pulem” as refeições, organizando uma rotina alimentar constante.
- Preparar as refeições com ingredientes frescos e naturais, sempre que possível.
- Considerar a tabela de pesos e medidas que oferecemos e a que determine o pediatra do seu filho. E em caso do bebê ou criança não apresente um quadro de medidas dentro da normalidade, fale com seu pediatra sobre como melhorar a situação.
- Oferecer uma alimentação variada em carnes, farinhas, verduras, frutas, etc.
- Oferecer muitos líquidos às crianças especialmente em temporadas de muito calor e depois que praticarem exercícios físicos. A água é uma boa fonte e um fluido que não tem calorias.

Um comentário:

  1. Que linda a horta!!!
    Amei rever o trabalho e empenho para que a nossa tão falada horta volte à ativa. Teremos só benefícios com isso! Parabéns,equipe do CMEI Alegre Infancia.
    Beijos,
    Cinthia

    ResponderExcluir