quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto "Criança Solidária"

C.M.E.I. “ALEGRE INFÂNCIA”
                         CRIANÇA SOLIDÁRIA

Diretora: Maira Miranda
Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha
 Professores BI : Silvana Vera  e Ernestino
Professoras BII : Silvia, Aline e Angela 
Professoras BIII: Silvanira Telma e Sandra S
Professoras MI: Luciana Rodrigues e Gabriele Tabert
Professoras MII : Aline Friedrich e Marli T.
Professoras MIII : Sandra Inglêz e Bárbara Bruski
Professoras MIV : Rosane Vieira e Lúcia Linzmeyer
Professoras MV : Solange Passos e Carla B
Professores de Educação Física : Maria Angélica
Rodolfo Henrique Worms
Professora de Arte : Maria Nogueira Silva

Campo Alegre, junho/ 2011.

1- JUSTIFICATIVA
    Os alunos do CMEI "Alegre Infância”, sob a orientação da diretora, Maira Miranda, e da coordenadora da Educação, Taciana Amorim Cunha, professores e também funcionários se mobilizaram para arrecadar alimentos não perecíveis e materiais de limpeza para o Hospital São Luiz. Tendo em vista os problemas financeiros que o Hospital vem passando, percebeu-se a necessidade de ajudarmos de alguma forma, assim lançamos a campanha “CRIANÇA SOLIDÁRIA”.

Histórico do Hospital Salvatoriano São Luiz
Reunindo coragem, colaboração e esforço mútuo de toda população campo-alegrense, por iniciativa do Padre Luiz Gilg, em 06 de junho de 1.954, criou-se a “Sociedade Hospitalar Beneficente Santíssima Trindade de Campo Alegre”, uma sociedade com finalidade de construir o Hospital São Luiz.Após 04 anos de luta, sacrifícios e esforços (1956 a 1960) a construção estava realizada.

Promover esperança, na busca de superar a oposição entre o saber e o fazer, o ser e o ter, que prevalece em nosso mundo capitalista é preciso incutir em nossas crianças, valores que possam auxiliá-las na sua formação.

Ao levantar-se estas questões, pretende-se mostrar que a educação é capaz de transformar esse indivíduo em uma pessoa consciente de sua existência, assumindo assim seu papel de cidadão. Desenvolvendo as aptidões da justiça , diálogo,solidariedade e respeito mútuo,fornecendo as condições necessárias para a formação desse individuo capaz de exercer seus direitos e deveres.

Assim pretende-se através de celebrações diversas, encontros, convivência, ação voluntária, participação dos pais e atividades diversas, será desenvolvido o projeto “CRIANÇA SOLIDÁRIA”.

Vivemos melhor quando abrimos o coração às necessidades da sociedade, através de gestos concretos de solidariedade. A palavra ainda não consegue nem ser pronunciada corretamente. “Solidariedade” ganha perde ou tem sílabas e letras trocadas pelos pequenos estudantes do C.M.E.I. Alegre Infância, porém, a dificuldade em falá-la, não os impede de praticá-la e promovê-la. 

 PROBLEMATIZAÇÃO

Escolhemos trabalhar o tema “CRIANÇA SOLIDÁRIA” para auxiliar o Hospital São Luiz, uma vez que o mesmo vem passando por problemas financeiros. Incentivar nossas crianças a prática solidária é um dos nossos principais  objetivos enquanto educadores.

O que podemos fazer para amenizar essa questão que o Hospital vem enfrentando e como as crianças do C.M.E.I. e a sociedade de Campo Alegre podem ajudar?

METODOLOGIA
    Este trabalho está embasado em pesquisas teóricas e bibliográficas da literatura, no levantamento de leituras específicas, com o qual foram utilizados como fonte de pesquisa, livros artigos e periódicos, com  o fim de demonstrar os aspectos sobre o tema e análises de textos, a fim de pontuar a importância de trabalhar a solidariedade na educação infantil praticando acerca da participação cidadã em projetos sociais que realize esta a ampliação e construção de uma sociedade mais cidadã.
Aqui não há como não recorrer à obra de Paulo Freire. Ao afirmar que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p.68). O educador não apenas educa, mas enquanto educa é educado por meio do diálogo que estabelece com os educandos.

"Solidariedade não deve ser apenas apresentada como valor desejável, mas traduzida em ações"

OBJETIVO GERAL:
     Incentivar a prática solidária através da campanha “Criança Solidária”
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Produzir uma atividade artística para apresentar no lançamento da campanha “Criança Solidária”; - Decorar caixas com as crianças para arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza; -Lançar a campanha com os pais das crianças do C.M.E.I. -Trabalhar com as crianças solidariedade no sentido concreto;
          - Estimular os alunos a serem generosos com o próximo;

          - Criar slogans (pais) para serem apresentados na rádio de Campo Alegre;

- Arrecadar alimentos não perecíveis e materiais de limpeza nos postos de entrega a partir do dia 01/07/2011;

-Convidar os outros C.M.E.I. para participarem da Campanha;

Slogan da Campanha “Criança Solidária”.


SEJA VOCÊ TAMBÉM
UM ELO DA
CORRENTE DO BEM!

Entendo Que Solidariedade
É Enxergar No Próximo
As Lágrimas Nunca Choradas
E As Angústias Nunca Verbalizadas
Augusto Cury

Se Temos De Esperar,
Que Seja Para Colher A Semente Boa

Que Lançamos Hoje No Solo Da Vida.
Se For Para Semear,
Então Que Seja Para Produzir
Milhões De Sorrisos,
De Solidariedade e Amizade.

Cora Coralina

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE,P. Pedagogia do Oprimido.17ªed.RJ Paz e Terra.1987.
FREIRE,P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa.13ed.SP.Paz e Terra.1996.
GADOTTI,M.Convite a leitura de Paulo Freire.SP.Editora Scipione.


Nenhum comentário:

Postar um comentário