quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto "Criança Solidária"

C.M.E.I. “ALEGRE INFÂNCIA”
                         CRIANÇA SOLIDÁRIA

Diretora: Maira Miranda
Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha
 Professores BI : Silvana Vera  e Ernestino
Professoras BII : Silvia, Aline e Angela 
Professoras BIII: Silvanira Telma e Sandra S
Professoras MI: Luciana Rodrigues e Gabriele Tabert
Professoras MII : Aline Friedrich e Marli T.
Professoras MIII : Sandra Inglêz e Bárbara Bruski
Professoras MIV : Rosane Vieira e Lúcia Linzmeyer
Professoras MV : Solange Passos e Carla B
Professores de Educação Física : Maria Angélica
Rodolfo Henrique Worms
Professora de Arte : Maria Nogueira Silva

Campo Alegre, junho/ 2011.

1- JUSTIFICATIVA
    Os alunos do CMEI "Alegre Infância”, sob a orientação da diretora, Maira Miranda, e da coordenadora da Educação, Taciana Amorim Cunha, professores e também funcionários se mobilizaram para arrecadar alimentos não perecíveis e materiais de limpeza para o Hospital São Luiz. Tendo em vista os problemas financeiros que o Hospital vem passando, percebeu-se a necessidade de ajudarmos de alguma forma, assim lançamos a campanha “CRIANÇA SOLIDÁRIA”.

Histórico do Hospital Salvatoriano São Luiz
Reunindo coragem, colaboração e esforço mútuo de toda população campo-alegrense, por iniciativa do Padre Luiz Gilg, em 06 de junho de 1.954, criou-se a “Sociedade Hospitalar Beneficente Santíssima Trindade de Campo Alegre”, uma sociedade com finalidade de construir o Hospital São Luiz.Após 04 anos de luta, sacrifícios e esforços (1956 a 1960) a construção estava realizada.

Promover esperança, na busca de superar a oposição entre o saber e o fazer, o ser e o ter, que prevalece em nosso mundo capitalista é preciso incutir em nossas crianças, valores que possam auxiliá-las na sua formação.

Ao levantar-se estas questões, pretende-se mostrar que a educação é capaz de transformar esse indivíduo em uma pessoa consciente de sua existência, assumindo assim seu papel de cidadão. Desenvolvendo as aptidões da justiça , diálogo,solidariedade e respeito mútuo,fornecendo as condições necessárias para a formação desse individuo capaz de exercer seus direitos e deveres.

Assim pretende-se através de celebrações diversas, encontros, convivência, ação voluntária, participação dos pais e atividades diversas, será desenvolvido o projeto “CRIANÇA SOLIDÁRIA”.

Vivemos melhor quando abrimos o coração às necessidades da sociedade, através de gestos concretos de solidariedade. A palavra ainda não consegue nem ser pronunciada corretamente. “Solidariedade” ganha perde ou tem sílabas e letras trocadas pelos pequenos estudantes do C.M.E.I. Alegre Infância, porém, a dificuldade em falá-la, não os impede de praticá-la e promovê-la. 

 PROBLEMATIZAÇÃO

Escolhemos trabalhar o tema “CRIANÇA SOLIDÁRIA” para auxiliar o Hospital São Luiz, uma vez que o mesmo vem passando por problemas financeiros. Incentivar nossas crianças a prática solidária é um dos nossos principais  objetivos enquanto educadores.

O que podemos fazer para amenizar essa questão que o Hospital vem enfrentando e como as crianças do C.M.E.I. e a sociedade de Campo Alegre podem ajudar?

METODOLOGIA
    Este trabalho está embasado em pesquisas teóricas e bibliográficas da literatura, no levantamento de leituras específicas, com o qual foram utilizados como fonte de pesquisa, livros artigos e periódicos, com  o fim de demonstrar os aspectos sobre o tema e análises de textos, a fim de pontuar a importância de trabalhar a solidariedade na educação infantil praticando acerca da participação cidadã em projetos sociais que realize esta a ampliação e construção de uma sociedade mais cidadã.
Aqui não há como não recorrer à obra de Paulo Freire. Ao afirmar que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p.68). O educador não apenas educa, mas enquanto educa é educado por meio do diálogo que estabelece com os educandos.

"Solidariedade não deve ser apenas apresentada como valor desejável, mas traduzida em ações"

OBJETIVO GERAL:
     Incentivar a prática solidária através da campanha “Criança Solidária”
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Produzir uma atividade artística para apresentar no lançamento da campanha “Criança Solidária”; - Decorar caixas com as crianças para arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza; -Lançar a campanha com os pais das crianças do C.M.E.I. -Trabalhar com as crianças solidariedade no sentido concreto;
          - Estimular os alunos a serem generosos com o próximo;

          - Criar slogans (pais) para serem apresentados na rádio de Campo Alegre;

- Arrecadar alimentos não perecíveis e materiais de limpeza nos postos de entrega a partir do dia 01/07/2011;

-Convidar os outros C.M.E.I. para participarem da Campanha;

Slogan da Campanha “Criança Solidária”.


SEJA VOCÊ TAMBÉM
UM ELO DA
CORRENTE DO BEM!

Entendo Que Solidariedade
É Enxergar No Próximo
As Lágrimas Nunca Choradas
E As Angústias Nunca Verbalizadas
Augusto Cury

Se Temos De Esperar,
Que Seja Para Colher A Semente Boa

Que Lançamos Hoje No Solo Da Vida.
Se For Para Semear,
Então Que Seja Para Produzir
Milhões De Sorrisos,
De Solidariedade e Amizade.

Cora Coralina

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE,P. Pedagogia do Oprimido.17ªed.RJ Paz e Terra.1987.
FREIRE,P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa.13ed.SP.Paz e Terra.1996.
GADOTTI,M.Convite a leitura de Paulo Freire.SP.Editora Scipione.


CRIANÇA SOLIDÁRIA



Aqueles que se preocupam com a qualidade de vida em 
geral, e mais especificamente com a saúde psicológica
das crianças, devem trabalhar no sentido de que seres
humanos confiantes, cooperativos e felizes não se
tornam uma espécie ameaçada de extinção.
Orlick, (1989, p.112)

CAMPANHA: " CRIANÇA SOLIDÁRIA"
             
Atualmente não é nada fácil falar de cooperação. Vivemos numa
sociedade competitiva e  individualista, em que o valor  do ter se sobrepõe ao ser. Vale o dito popular: “cada um por si e Deus por todos”,ao invés de “um por todos e todos por um”

Nosso modelo de sociedade segue a lei do mais forte, do mais esperto,
aquele que leva vantagem sobre o outro e também aquele que vence sem se
importar com o caminho percorrido e com quem sofreu com isso. O que
importa mesmo é vencer. É o capitalismo cruel e selvagem.

Mas, felizmente a palavra cooperação já é um tema que vem sendo abordado em vários lugares como nas modernas empresas, escolas, hospitais e grandes redes de hotelaria e supermercados.

Hoje começamos a entender que é importante que exista a cooperação nos grupos de trabalho, nas relações sociais dos indivíduos, e que as pessoas cooperem entre si. A partir daí, há uma harmonia entre as partes e os grupos atingem seus objetivos.

O valor que se dá para uma pessoa que pensa em grupo, trabalha em
equipe, é maior do que para aquela pessoa mais individualista, que só pensa
em si para atingir suas metas e, não valoriza o conjunto.

 “Um indivíduo pode ser mais inteligente do que os demais,
mas somente será prestigiado se essas qualidades forem colocadas a
serviço do grupo”. Orlick:


Baseando-se nessa linha de pensamento o CMEI: Alegre Infância elaborou o projeto: "Criança Solidária" procurando desenvolver em nossas crianças valores de cooperação, respeito e valorização da vida numa  sociedade mais justa e igualitária.


"Há mais felicidade em dar que em receber." (Textos Bíblicos)

Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor,
espontaneamente! (Martinho Lutero)

Tudo o que dás, receberás de volta, o que não dás, ficará para os outros.” (Shota Rustaveli)

A caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividi-lo."

"É possível doar muito sem criar obrigações: / a maneira de dar vale muito mais do que o donativo."

"É a intenção, e não a doação, que faz o doador."

Não se tem valor nenhum se não se é util a alguém. René Descartes

Ninguém jamais foi honrado por aquilo que recebeu. Honra é a recompensa por aquilo que damos. Calvin Coolidge
Quem olha para si mesmo, não ilumina o mundo. Lao-Tsé
Se cada um varresse a calçada da sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa. Jean Vien Jean


CONVITE ESPECIAL
Venha participar do Lançamento:
- Campanha “CRIANÇA SOLIDÁRIA”
Apresentações artísticas com os alunos do
C.M.E.I. ALEGRE INFÂNCIA
Dia: 30/06/11
Horário: 17:30
Local: Anfiteatro

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Amor e biodiversidade

As crianças participaram do festival de danças com o tema: "Amor e biodiversidade" procurando levar uma proposta de sensibilização ao amor como um todo: pelo semelhante e toda a nossa biodiversidade. Declarando:
Falar de Amor? Ah...o AMOR!
O Amor está nos sonhos e na imaginação do poeta, está no sorriso leve e solto de uma criança, na natureza, no mar, nos animais, no céu em toda nossa  biodiversidade.
Nós seres humanos temos a liberdade de amar incondicionalmente tudo em prol da programação da vida e da espécie. E o centro deste amor encontra-se guardado em nossos corações.
 E é tão fácil encontrar.Bem lá no fundo do peito. O amor é feito.
É só você se entregar. E você vai ser muito feliz é só na vida acreditar!

Durante a apresentação as crianças levaram a mensagem:
"QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE CAIR,QUANDO O ÚLTIMO RIO SECAR, QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO O HOMEM ENTENDERÁ QUE DINHEIRO NÃO SE COME"
E nesse momento o o mágico girou sua varinha  e abriu a caixa mágica onde os balões brancos em forma de corações levantaram com a mensagem: "SALVEM O PLANETA"

Esta mágica agradou o prefeito Vilmar
"SALVEM O PLANETA"





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Amor e biodiversidade

As crianças estavam lindas! E com essa idade encarar um público assim com tanta naturalidade é coisa para corajosos!

Parabéns crianças, professores, coordenadora e mamães que colaboraram para essa  linda apresentação.













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sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais fotos: Mãos na massa


Turma do MV










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Brincar, brincar e brincar...

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Ìndices: "as melhores e as piores escolas públicas brasileiras"




As avaliações das equipes do Jornal Nacional são uma ótima oportunidade para refletirmos sobre as questões encontradas entre as melhores e as piores escolas públicas brasileiras seus erros e acertos.

Os índices do IDEB estão sacudindo os alicerces escolares, leia a reportagem e veja o que já está sendo sugerindo para as escolas:

"P.S. As escolas públicas do país deveriam ser obrigadas por lei a pôr seu Ideb em placa de 1 metro quadrado ao lado da porta principal, em uma escala gráfica mostrando sua nota de zero a 10. Na placa deveria aparecer também o Ideb médio do município e do estado. A maioria dos pais e professores hoje não sabe se a escola do filho é boa ou ruim, e, se esperarmos que consultem o site do MEC, seremos o país do futuro por mais muitas gerações. Mande um e-mail para seu deputado e exija essa lei. "

Pra pobre analfabeto... tae kwon do!

A IMPORTÂNCIA DA DIREÇÃO/GESTÃO
ENVOLVIMENTO DOS PAIS
CULTURA DO SUCESSO VERSUS TOLERÂNCIA AO FRACASSO
USO DO MATERIAL DIDÁTICO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O PODER DO BOM PROFESSOR

PARA LER A REPORTAGEM COMPLETA CLIQUE AQUI

sábado, 18 de junho de 2011

Mãos na massa...



RECEITA:  BOLACHA DA TURMA

2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa
1 lata de creme de leite
 Misture todos os ingredientes acrescentando o trigo aos poucos por último.
Asse em forno moderado por cerca de 15 minutos ou até ficarem douradas.
Depois decore com chocolate derretido.

Fica uma delícia, você vai gostar!











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