sábado, 15 de setembro de 2012

Psicomotricidade no Berçário






Psicomotricidade

Os primeiros anos de vida são particularmente importantes para o desenvolvimento global de uma criança, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento vital em todos os domínios decorrentes de intensos eventos no estágio de maturação do Sistema Nervoso Central, tornando-se um fator importante para o surgimento das habilidades motoras, mas este sistema não é o único, pois age de forma conjunta com outros sistemas e subsistemas.
Portanto a  estimulação psicomotora no Berçário e na Educação Infantil é a estratégia usada por educadores e psicomotricistas para que o  bebê comece a  conhecer o mundo através de suas percepções e movimentos.  E também aonde progressivamente vai aperfeiçoando esses movimentos para  adquirir novas habilidades. Passando de um estágio de sensações para a construção de uma vida psíquica elaborada.



A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.

Por isso, os educadores do CMEI; ALEGRE INFÂNCIA procuram fazer com que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa curricular desde os primeiros estágios da educação.
Aperfeiçoamento da preensão – peças de montar; livros de tecido, espuma, capa dura; atividade “Chuvinha de papel”




Comunicação (através da imitação e dos primeiros monossilábicos) – histórias curtas com participação motora

Conhecer os diferentes sabores dos alimentos

Apreciar e reconhecer diferentes objetos e suas diferentes formas

Trabalhar a expressão oral e corporal


RECONHECENDO AS TEXTURAS, COR, TEMPERATURA E SENSAÇÕES COM SAGU
MOLHADO







Temos levado em consideração a importância de proporcionar atividades de estimulação para as crianças na fase do  Berçário.

Para que sejam estimuladas adequadamente, e assim  desenvolver-se física e mentalmente com saúde e qualidade de vida.
A obtenção do desenvolvimento motor tem na tonicidade um aspecto de suma importância através da qualidade dos gestos

Brincando o bebê tem a oportunidade de participar de experiências para adaptar-se ao mundo exterior através de inúmeras atividades, para com isso criar-se também bases sólidas para o desenvolvimento de sua inteligência.

No CMEI: ALEGRE INFÂNCIA propomos atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor das crianças porque a partir de 0 a 1 ano e meio o bebê passa por diversas transformações motoras, que o preparam para obter uma boa postura e a sua sustentação durante a marcha (caminhada).




PARABÉNS PROFESSORAS PELO EXCELENTE TRABALHO!


Com os cuidados diários  e através  das experiências interativas, intencionalmente produzidas e intermediadas pelos educadores procuramos desenvolver nos pequenos independência, autonomia e maturidade sócio-emocional.


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