segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Projeto Sustentabilidade

                      CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL  

Um objetivo fundamental da educação ambiental é lograr que os indivíduos e a coletividade compreendam a natureza complexa do meio ambiente natural e do meio ambiente criado pelo homem e adquiriram os conhecimentos, os valores, os comportamentos e as habilidades práticas para participar responsável e eficazmente da prevenção e solução dos problemas ambientais, e da gestão da qualidade do meio ambiente.” Tbilisi (1977


Devemos ensinar às crianças bons hábitos e valores comportamentais importantes para o futuro dos pequenos. Como o conhecimento sobre a proteção do ambiente que  é fruto da modernidade e, por isso, os adultos devem prestar atenção nas mensagens que suas atitudes  transmitem em suas rotinas diárias. Pois a família tem um papel extremamente importante na formação do indivíduo assim como a escola. Depois seus filhos acabam por reproduzir os mesmos hábitos e valores ao longo de suas vidas.
Em relação a natureza  para alterar estes padrões errados que estamos perpetuando é necessário promover uma Educação para a sustentabilidade.


 Como vamos fazer isso? Ensinando as crianças a respeitar o meio ambiente e sentir-se parte integrante do mesmo, sabendo que sua casa é uma extensão deste mesmo meio e  a agir de modo sustentável em sua casa e comunidade para contribuir com a preservação do planeta e para a qualidade de vida das futuras gerações.

Esta Educação para Sustentabilidade começa em casa e sua continuidade se dá  nas escolas com as crianças sendo preparadas para uma conscientização ecológica . Onde são  ensinadas a fazerem a separação do lixo reciclável, a participar da plantação e cuidados da horta, a respeitar locais públicos, não jogar lixo para o chão e nos rios, estas entre outras atitudes ecologicamente corretas de valorização da vida planetária. São coisas que podem parecer pequenas, mas que incutem nas crianças o gosto pela nossa casa comum que é a Terra e, assim desenvolvem-se jovens interessados pela proteção do ambiente.



O CMEI: ALEGRE INFÂNCIA ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE, AQUI ENSINAMOS NOSSAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR O MEIO AMBIENTE.

PASSEIO PELA SUSTENTABILIDADE

As professoras ensinaram  as crianças a protegerem-se de possíveis contaminações no manuseio do lixo
com luvas. Estelinha aprendeu rápido...


Todos estão se preparando para o passeio...


Em ação pelas ruas da cidade... Queremos num futuro bem próximo que nossa cidade seja conhecida
como modelo de organização ecológica...



Triste: "chepas" de cigarros nas calçadas e ruas...
Crianças: o  cigarro
faz mal à saúde e polue o meio ambiente, vamos ficar longe disso...


Passeata com cartazes para conscientização da importância de
manter nossa cidade limpa...



Nossos campos preservados... Livre de papéis e latas jogadas...
Que feio o que os adultos estão fazendo com nossa linda cidade, não é crianças???
Precisamos mudar isso...



Cidade limpa é símbolo de um povo evoluído.
Estamos fazendo a nossa parte plantando uma sementinha em nossos pequenos de respeito e amor
pelo meio ambiente...





                                       A SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS:
                                                            SÓ DEPENDE DE NÓS!


Agora queremos estender estas ações para todos os lares campo-alegrenses por isso pedimos à todos os pais que em suas casas selecionem o lixo reciclável de forma correta preferencialmente lavados e coloque-os na rua somente nos dias de coleta do lixo reciclável. Cascas de frutas, verduras, restos de alimentos, utilize-os como compostagens no quintal. Jogue fora apenas o que não pode ser reaproveitável.

 A Terra é o nosso planeta e corre perigo por causa de nossas ações negativas.
 Precisamos mudar.
 Comece por você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário