quinta-feira, 5 de julho de 2012




Plano de aula de Ciências - TRABALHANDO CONSIENTIZAÇÃO AMBIENTAL  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof: Maria





Os vegetais são seres vivos. Sabemos que eles germinam, crescem se reproduzem e morrem. Assim como todos seres vivos as plantas também necessitam para crescer fortes e saudáveis de água, ar, luz solar e alimentos que no caso são os minerais que retiram da terra.

Objetivo Geral:
- Com este projeto espera-se que a criança possa reconhecer que os vegetais são seres vivos e que necessitam de água, nutrientes da terra e luz solar para viverem. E observar o seu crescimento natural.

Objetivo Específico:
- Identificar as partes de uma planta;
- Observar e descrever, semelhanças e diferenças das folhas, caules, flores, cores e formas.
- Observar o crescimento da planta e medir com uma régua para aprender noção de medidas.
- Compreender através da rega das plantas a necessidade da medida certa de água para o desenvolvimento de uma planta.

Reconhecer a escrita das partes de uma planta.
Desenvolver a oralidade.
Desenvolver a criatividade e a conscientização da preservação ambiental através de cartazes
Metodologia:
 
Iniciaremos com um passeio pelas imediações da escola onde observaremos os diferentes tipos de plantas. A turma vai recolher diversos tipos de folhas para observação das semelhanças e diferenças. Faremos uma colagem dividindo os grupos de 5 alunos que irão agrupar as folhas segundo as semelhanças. As crianças irão colar no cartaz e explicar para os colegas onde as folhas se assemelham. A professora lerá um texto falando a importância de uma terra adubada e fértil. A seguir os alunos irão colocar a terra nos recipientes de garrafas pet para então colocar as sementes de alpiste. Onde irão observar o seu crescimento. As medidas serão feitas com uma régua e anotadas num gráfico. E a rega das plantas ficará ao encargo de cada aluno. A professora irá colar com os alunos as partes de uma planta e irá escrever o nome destas partes chamando a atenção dos alunos para a escrita das mesmas.  

Recursos:
Texto, terra, garrafa PET, sementes de alpiste, água e materiais didáticos necessários para cartazes.

Avaliação:
Através da participação e envolvimento do aluno nas atividades propostas pela professora. E através do questionamento das experiências desenvolvidas no decorrer das aulas.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário