sábado, 21 de julho de 2012

NO MUNDO DAS CORES






PROJETO CORES

EIXOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

*IDENTIDADE E AUTONOMIA
*MOVIMENTO
*MÚSICA
*ARTES VISUAIS
*LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
*NATUREZA E SOCIEDADE
*MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

  • IDENTIFICAR  CORES E FORMAS
  • PROPICIAR A VISUALIZAÇÃO, O CONTATO E A EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES OBJETOS QUE COMPÕEM O UNIVERSO DAS CORES
  • DESENVOLVER A PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS: VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR E TATO.
  • INSTIGAR A OBSERVAÇÃO E RELATAR ACONTECIMENTOS.
  • DESENVOLVER O INTERESSE E A CURIOSIDADE.
  • AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
  • CONFRONTAR IDEIAS E PREVER RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS. 
  • APRECIAR  OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS E FAZER A REELEITURA DE ALGUMAS  DESSAS OBRAS



METODOLOGIA

  • PINTURAS DIVERSAS COM TINTA UTILIZANDO DIFERENTES OBJETOS. ( ROLINHO, PINCEL, LÁPIS, GIZ,  BUCHINHA, ESPONJA, MÃOS, ...).
  • CONFECÇÃO DE CARTAZES E LIVRO DAS CORES,
  • CONFECÇÃO DE BRINQUEDO COM SUCATA  ENVOLVENDO AS CORES,
  • REALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS,
  • RODA DE CONVERSA,
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA,
  • OUVIR E CANTAR MÚSICAS REFERENTE ÀS CORES,
  • PREPARAÇÃO DE RECEITAS ( CULINÁRIA),
  • UTILIZAÇÃO DE BLOCOS LÓGICOS,
  • MANUSEIO DE  LIVROS E REVISTAS OBSERVANDO AS CORES,
  • CONFECÇÃO DE MURAL,
  • PASSEIOS EXTERNOS OBSERVANDO  O UNIVERSO DAS CORES,
  • CONFECÇÃO DE FICHAS E CAIXA SENSORIAL.
  • COLAGENS

ESTRATÉGIAS

  • TINTA, PAPÉIS DIVERSOS, CD, APARELHO DE SOM, FITA ADESIVA, SUCATAS DIVERSAS, PINCEL, ROLINHO, COTONETE, BUCHINHA, ESPONJA, RECIPIENTES DIVERSOS, GELATINA, COLA, FUBÁ, LIVROS, REVISTAS, BALÕES, ABÓBORA, FRUTAS, INGREDIENTES PARA  O PREPARO DAS RECEITAS, LIQUIDIFICADOR, GELADEIRA, FORNO, COPOS DESCARTÁVEIS, PRATOS, TALHERES, FORMAS, BLOCOS LÓGICOS, TESOURA, LIXAS, SEMENTES, GRAMPO PARA PASTA, GRAMPEADOR, PISO CERÂMICO, MASSINHA PARA MODELAGEM, ALGODÃO, BARBANTE, COMPUTADOR, IMPRESSORA, BLOCOS LÓGICOS, ETC.






1ª AULA

DESENVOLVIMENTO

  • RODA DE CONVERSA COM APRESENTAÇÃO DA COR AMARELA
  • DISPONIBILIZAR UMA CAIXA COM DIVERSAS COISAS NA COR AMARELA; NESSA ATIVIDADE CADA CRIANÇA COLOCA A MÃO DENTRO DA CAIXA, TOCA OS OBJETOS DA CAIXA E RETIRA UM, DEPOIS APRESENTA-O PARA OS COLEGAS E DIALOGAMOS SOBRE ELE: COR, UTILIDADE, TAMANHO, TEXTURA, ...
  • ENCHER BALÕES NA COR AMARELA PARA DECORAR A SALA,








2ª AULA

DESENVOLVIMENTO


  • PINTAR UM SOL COM TINTA GUACHE  E AS MÃOS,
  • PROCURAR GRAVURAS COM A COR AMARELA EM DESTAQUE PARA CONFECCIONAR UM MURAL,




3ª AULA

DESENVOLVIMENTO

  • CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “ PINTINHO AMARELINHO ”
  • CONFECÇÃO DE UM PINTINHO COM PAPEL CARTÃO E PINTURA COM TINTA GUACHE ( carimbo das mãos)






4ª AULA

DESENVOLVIMENTO

  • ENTREGAR UMA FOLHA A4  E UM TUBO DE COLA PARA A CRIANÇA, DEIXAR QUE PASSE UM POUCO DE COLA NA FOLHA, DEPOIS JOGAR FUBÁ SOBRE A FOLHA, RETIRAR O EXCESSO E DEIXAR QUE OBSERVEM O EFEITO.
  • PINTURA EM PISO CERÂMICO COM GUACHE AMARELA E AS MÃOS. DEIXÁ-LOS LIVRES PARA DESLISAR AS MÃOS NA TINTA E RABISCAR A VONTADE.



5ª AULA

DESENVOLVIMENTO

  • APRESENTAR FRUTAS NA COR AMARELA, DEIXAR QUE EXPLOEM  VERIFICANDO TEXTURA, FORMATO, PESO, CHEIRO, ETC. DEPOIS DESCASCAR AS FRUTA E CORTAR PARA QUE OBSERVEM SE POSSUI SEMENTE, A QUANTIDADE, A COR, ETC. EM SEGUIDA CORTAR AS FRUTAS EM PEDAÇOS PARA DEGUSTAREM.
  • APRESENTAR SEPARADAMENTE O MARACUJÁ, DEIXAR QUE EXPERIMENTEM “IN NATURA”.
  • PREPARAR UM MUSSE DE MARACUJÁ


RECEITA DE MUSSE DE MARACUJÁ

1 LATA DE LEITE CONDENSADO
1 LATA DE CREME DE LEITE
1 LITRO DE SUCO DE MARACUJÁ

MODO DE PREPARO

BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR, LEVAR À GELADEIRA  O TEMPO NECESSÁRIO.

DEPOIS DE PRONTO SERVIR PARA AS CRIANÇAS DEGUSTAREM.






6ª AULA

DESENVOLVIMENTO

  • APRESENTAR A FRUTA ABACAXI, DEIXAR QUE TOQUEM SENTINDO A TEXTURA, O PESO, O CHEIRO, ETC. DESCASCAR A FRUTA, CORTAR EM PEDAÇOS  PARA AS CRIANÇAS DEGUSTAREM.
  • APROVEITAR AS CASCAS DO ABACAXI PARA FAZER UM SUCO

RECEITA DE SUCO DE CASCAS DE ABACAXI CO HORTELÃ

CASCAS DE UM ABACAXI
FOLHAS DE HORTELà À GOSTO
1 LITRO DE ÁGUA
AÇÚCAR À GOSTO

MODO DE PREPARO

LAVAR BEM AS CASCAS DO ABACAXI, BATER NO LIQUIDIFICADOR COM ½ LITRO DE ÁGUA; PENEIRAR COLOCANDO O RESTANTE DA ÁGUA  E BATER NOVAMENTE  COM O AÇÚCAR E AS FOLHAS DE HORTELÃ.


OFERECER PARA AS CRIANÇAS TOMAREM









  • PINTAR O DESENHO DE UM COPO DE SUCO COM ESPONJA E TINTA FOFA


  • RECEITA DE TINTA FOFA

    2 XÍCARAS DE CREME DE BARBEAR
    2 COLHERES DE TINTA GUACHE
    1/3 DE XÍCARA DE COLA BRANCA
    MISTURAR TUDO ATÉ FICAR HOMOGÊNEO







     7ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • COLOCAR FRUTAS DE COR AMARELA DENTRO DA CAIXA SENSORIAL, DEIXAR QUE CADA CRIANÇA RETIRE UMA FRUTA, OBSERVANDO  A COR, SENTINDO A TEXTURA, O PESO, O CHEIRO, ETC E DIALOGAR COM AS CRIANÇAS SOBRE CADA FRUTA. DEPOIS DESCASCAR AS FRUTAS E FAZER UMA SALADA PARA DEGUSTAREM.
    • COLORIR O DESENHO DE UMA FRUTEIRA E DE ALGUMAS FRUTAS, DEPOIS  RECORTÁ-LAS E DEIXAR A CRIANÇA COLAR AS FRUTAS NA FRUTEIRA.













    8ª AULA

    DESENVOLVIMENTO




    • APRESENTAR UMA ABÓBORA, DEIXAR QUE AS CRIANÇAS  EXPLOREM COR, TAMANHO, PESO, ETC. CORTAR A ABÓBORA PARA QUE OBSERVEM  COMO ELA É POR DENTRO, DESCASCÁ-LA, CORTAR EM PEDAÇOS PEQUENOS PARA FAZER UMA SOPA. OFERECER PARA AS CRIANÇAS DEGUSTAREM A SOPA




    9ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • PREPARO DE MANJAR DE ABÓBORA

    RECEITA: MANJAR DE ABÓBORA COM CALDA DE LARANJA
    INGREDIENTES

    500g ABÓBORA DESCASCADA
    2 X DE AÇÚCAR
    4 OVOS
    2 XÍCARAS DE LEITE
    4 COLHERES DE MAISENA

    CALDA

    SUCO DE 6 LARANJAS
    ½  COLHER DE MAISENA

    MODO DE PREPARO

    COZINHE A ABÓBORA EM UMA PANELA COM ÁGUA ATÉ QUE ESTEJA MACIA. ESCORRA E RESERVE. BATA NO LIQUIDIFICADOR OS OVOS, O LEITE, O AÇÚCAR, A ABÓBORA E A MAISENA.
    DEPOIS COLOQUE ESSA MISTURA EM UMA PANELA E MEXA ATÉ QUE ENGROSSE. COLOQUE EM UMA ASSADEIRA DE BURACO NO MEIO E DEIXE ESFRIAR, DEPOIS DE FRIO COLOQUE NA GELADEIRA. FAÇA A CALDA COM O SUCO DE LARANJA E A MAISENA, DEIXE FERVER.
    DESENFORME E SIRVA COM A CALDA.










    10ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • PREPARO E DEGUSTAÇÃO DE GELATINA NA COR AMARELA
    • MANIPULAR MASSINHA PARA MODELAGEM NA COR AMARELA
    • PINTURA COM
    •  PINCEL E TINTA GUACHE AMARELA





    11ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • PREPARAR  BRIGADEIRO DE ABÓBORA

    RECEITA: BRIGADEIRO DE ABÓBORA

    500g ABÓBORA COZIDA
    ½ X AÇÚCAR
    1 PACOTE DE COCO RALADO

    MODO DE PREPARO

    COZINHE A ABÓBORA ATÉ QUE FIQUE MACIA, ESCORRA  O EXCESSO DE ÁGUA, ACRESCENTE O AÇÚCAR E O COCO RALADO E COZINHE ATÉ FICAR FIRME, NO PONTO DE ENRROLAR. DEIXE ESFRIAR, ENRROLE OS BRIGADEIROS E PASSE NO COCO RALADO OU EM CONFEITO DE SUA PREFERÊNCIA  E COLOQUE NAS FORMINHAS. NA RECEITA PREPARADA COM A TURMINHA  PASSAMOS OS BRIGADEIROS EM COCO TINGIDO COM CORANTE AMARELO.

    • DECORAR O DESENHO DE UM BRIGADEIRO.


    12ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • COLGEM COM SEMENTES DE ABÓBORA
    • COLAGEM COM EVA AMARELO – CORTAR TIRINHAS DE EVA, ESPALHAR COLA NA FOLHA A4 E JOGAR EM CIMA OS PEDACINHOS DE EVA

    13ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “A GALINHA RUIVA”
    • PREPARO DE RECEITA “BOLO DE FUBÁ”                                                                                                                                                               
    • APRESENTAR ALGUMAS ESPIGAS DE MILHO COM AS PALHAS, DEIXAR QUE EXPLOREM À VONTADE, SINTAM A TEXTURA, O PESO, A COR , DEPOIS DEIXAR QUE TIREM AS PALHAS, E OS GRÃOS DA ESPIGA. DESENHAR FIGURAS GEOMÉTRICAS NO CHÃO E COLOCAR OS GRÃOS FAZENDO O CONTORNO DA FIGURA GEOMÉTRICA DESENHADA NO CHÃO E EXPLORAR PARTES DO CORPO, DENTRO E FORA.  EX: COLOCAR SOMENTE UM PÉ DENTRO DA FIGURA, OS DOIS PÉS, AS MÃOS, FICAR EM PÉ DENTRO DO CONTORNO BEM JUNTINHOS ABRIGANDO O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, ETC.
    • DEPOIS JUNTAR OS GRÃOS E COLOCÁ-LOS DENTRO DE LATINHAS E GARRAFAS, FECHÁ-LAS BEM E DEIXAR QUE DIVIRTAM-SE PRODUZINDO DIVERSOS TIPOS DE SOM.










    14ª AULA

    DESENVOLVIMENTO

    • PARLENDA “ A GALINHA DO VIZINHO”
    • PINTAR O DESENHO DE UMA GALINHA COM TINTA TÊMPERA RECORTAS OVOS DE PAPEL PARA AS CRIANÇAS COLAREM PRÓXIMO À GALINHA
    • TRAZER PARA A SALA OVOS E UMA GALINHA DE LOUÇA, ORGANIZAR UM NINHO PARA A GALINHA E COLOCAR OS OVOS NO NINHO.
    • ABRIR  OVOS, SEPARAR GEMA E CLARA, BATER GEMA E CLARA JUNTOS E MOSTRAR COMO FICA, DEPOIS BATER SEPARADAMENTE PARA OBSERVAREM, DEIXAR QUE SINTAM A TEXTURA DA CLARA BATIDA, OBSERVEM A COR E QUE O VOLUME AUMENTOU, COM A GEMA FARÃO A PINTURA DO DESENHO DA GALINHA.
    • COZINHAR OVOS PARA AS CRIANÇAS DEGUSTAREM.


    RECEITA DE TÊMPERA

    UMA GEMA SEM PELÍCULA
    2 GOTAS DE VINAGRE OU ÓLEO DE CRAVO
    ÁGUA
    OBS: QUANTO MAIS ÁGUA, MAIS AQUARELADA FICA.




    15ª AULA

    DESENVOLVIMENTO


    • FAZER COLAGEM COM  FUBÁ E CASQUINHA DE OVOS NO DESENHO DE UM PINTINHO.

    • OUVIR E CANTAR A MÚSICA “MEU PINTINHO AMARELINHO”
    • DISPOR “ FICHAS SENSORIAIS” OU SEJA, FICHAS COM LIXA, ALGODÃO, AREIA, PEDRINHAS, SEMENTES ... ( NA COR AMARELA) PARA  QUE AS CRIANÇAS TOQUEM SENTINDO AS DIFERENTES TEXTURAS.


    16ª AULA
    DESENVOLVIMENTO
    • APRESENTAR UM  GIRASSOL, FOTOS E QUADROS CONTENDO GIRASSÓIS PARA AS CRIANÇAS E TAMBÉM SEMENTES DE GIRASSOL, DEIXAR QUE EXPLOREM A VONTADE.
    • PLANTAR ALGUMAS SEMENTES DE GIRASSOL  E ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO.


    17ª AULA

    DESENVOLVIMENTO
    • APRESENTAR AS OBRAS GIRASSÓIS DE VICENTE VAN GOGH
    • FAZER A REELEITURA DA OBRA “ VASO COM TRÊS GIRASSÓIS ”
    • ORGANIZAR UM DESFILE COM TRAJES NA COR AMARELA E UMA FESTINHA COM ALIMENTOS  NA COR AMARELA.











       



      DEPOIS DE ESTUDAR A COR AZUL A RELEITURA DO QUADRO GIRASSÓIS










       
      PARABÉNS PROFESSORAS!!!!




    5 comentários:

    1. Parabéns a todas as professoras, o projeto e as atividades são maravilhosos. Meu filho Gabriel amou e eu também. Bjs

      ResponderExcluir
    2. Estou trabalhando cores com minha turminha e isso vai me ajudar bastante...Parabéns professoras amei tudo...continue postando outras coisas legais pra nós ajudar...

      ResponderExcluir