segunda-feira, 28 de maio de 2012

TRABALHANDO O ESQUEMA CORPORAL NA SALA DE AULA








PROJETO MEU CORPINHO

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Ele é composto de cabeça, tronco e membros.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o conhecimento das partes do seu corpo suas funções e os movimentos que este pode realizar em diferentes formas e espaços. Favorecendo a interação para que a criança de fato consiga apropriar-se da imagem global do seu corpo.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar os órgãos do sentido;
  • Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
  • Conscientizar e promover a boa higiene;
  • Valorizar os órgãos do sentido;
  • Diferenciar as partes do corpo;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Estimular a criatividade.




Esquema Corporal: Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento e de desenhos orientados pela professora; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; definir sua dominância lateral através de brincadeira com canto como o “Boneco de lata”.


• Estrutura Espaço-Temporal: Permitir ao aluno que oriente-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão; que movimente-se, discriminando diferentes momentos do tempo, fazendo brincadeiras na aula de educação física como “quente e frio” e “Direita esquerda”


• Qualidades Físicas: Permitir que o aluno estruture movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva; que ele consiga equilibrar-se em diferentes situações, com o sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura; que ele consiga ainda melhoras seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade no circuito do parquinho da escola.


• Expressão Corporal: Permitir ao aluno que ele represente com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante; que reproduza, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e pessoas; que ele movimente-se, adaptando-se a diferentes ritmos; que ele ainda seja capaz de expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com um grupo; que ele crie sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos, que ele dramatize, através do movimento, fatos, historias e fantasias, e que conheça e execute formas de expressão tradicionais de todos os povos.



Recursos:

  • Desenho;
  • Colagem;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Literatura infantil;
  • Pesquisa;
  • Atividades escritas;
  • Recortes.

Culminância:

  • Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
  • Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
  • O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.

Avaliação:

Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.




 LIVRO O NOSSO CORPO































4 comentários: