quinta-feira, 5 de abril de 2012

PROJETO A GALINHA RUIVA PROF: NELCI

JUSTIFICATIVA

O tema surgiu com a história do livro “Galinha Ruiva”. Uma vez que com o desenrolar da história, pode-se trabalhar o espírito de cooperação entre a turma, além de ser um texto de fácil compreensão da criança e despertar a imaginação delas.


OBJETIVOS

Conhecer a história da Galinha Ruiva,

•Ampliar e explorar o vocabulário e sons,

•Promover socialização e entrosamento,

•Despertar o gosto pela leitura

•Explorar um conto diferente chamando atenção para a fala dos animais e os sons produzidos,

•Pesquisar personagens e personalidade de cada um.

Procurar comunicar-se por e-mail com a Galinha Ruiva para pedir a receita do bolo de milho. Onde cada criança digitará o seu nome.

DESENVOLVIMENTO:

Contar a história da Galinha Ruiva para as turmas de todos os prés escolares no Espaço Cultural e a partir daí estimular a fantasia e criatividade.

Escrever o e-mail com a turma para o site da Galinha Ruiva.

Com a resposta do e-mail escrever no papel craft a receita recebida e com a turma do vespertino outra receita sugerida pela professora para comparação das mesmas como a quantidade dos ingredientes.

Conferir os ingredientes com a turma.

Induzi-los a reconhecerem de onde vem ou quem fornece os ingredientes.

Explorar as medidas, realizar contagens como por exemplo: quantos ovos? Como representamos essa quantidade, etc.

Identificar a escrita nos rótulos, com que letra começa, quem tem essa letra no seu nome, etc.

Reler a história que cada criança recerá para colorir.

Conferir o que é ingrediente  e o que é utensilio

Treinar a escrita das palavras BOLO e MILHO

Treinar as letras: B( BOLO), M (MILHO), G ( GALINHA), O ( OVO)  recortando de revistas colando no caderno e esccrevendo as palavras observando o número de letras e registrar no caderno também.

Fazer com a turma os bolos que as crianças aprenderam a receita e comer com muita vontade.

Trazer para a sala o ovo de galinha e o ovo de codorna. Travalhar grande/pequeno. Quebrar os ovos para ver o que tem dentro.

Trabalhar os outros bichinhos da história:

*rato *porco *pato *cachorro(Fazer o fantoches a trabalhar cada animal individualmente)

Explorar com a turma textura: pelo/pena

Que sons produzem?

Cantar a música do “Seu Lobato”

Confeccionar personagens de sucata

O que esses bichos comem? Por que não ajudaram a galinha a preparar o bolo?

Qual a importância de se trabalhar em grupo?

Ex: * Todos ajudarem a guardar os brinquedos,

*Ajudar o colega quando este precisar,

*Brincar juntos dividindo os brinquedos
Confeccionar algum jogo(memória, trilha...)com a figura dos animais;

CONCLUSÃO:

Deu muito trabalho mas a recompensa foi ótima. A turma toda participou. Não precisei chamar atenção porque eles gostaram muito de fazerem o bolo. Ao final, fizemos a leitura da receita e com a da turma do matutino onde eles puderam comparar escrita dos ingredientes, utensílios, quantidade, mais, menos. Reconheceram os números.


ATIVIDADES:













Um comentário:

  1. Maravilhoso o seu blog.Parabéns pelo trabalho. Também sou uma apaixonada pela alfabetização, atualmente trabalho com alfabetização de adultos. Já trabalhei por muitos anos com classes de 6 e 7 anos.Abraços!

    ResponderExcluir