O tema surgiu com a história do livro “Galinha Ruiva”. Uma vez que com o desenrolar da história, pode-se trabalhar o espírito de cooperação entre a turma, além de ser um texto de fácil compreensão da criança e despertar a imaginação delas.
OBJETIVOS
•Conhecer a história da Galinha Ruiva,
•Ampliar e explorar o vocabulário e sons,
•Promover socialização e entrosamento,
•Despertar o gosto pela leitura
•Explorar um conto diferente chamando atenção para a fala dos animais e os sons produzidos,
•Pesquisar personagens e personalidade de cada um.
Procurar comunicar-se por e-mail com a Galinha Ruiva para pedir a receita do bolo de milho. Onde cada criança digitará o seu nome.
DESENVOLVIMENTO:
Contar a história da Galinha Ruiva para as turmas de todos os prés escolares no Espaço Cultural e a partir daí estimular a fantasia e criatividade.
Escrever o e-mail com a turma para o site da Galinha Ruiva.
Com a resposta do e-mail escrever no papel craft a receita recebida e com a turma do vespertino outra receita sugerida pela professora para comparação das mesmas como a quantidade dos ingredientes.
Conferir os ingredientes com a turma.
Induzi-los a reconhecerem de onde vem ou quem fornece os ingredientes.
Explorar as medidas, realizar contagens como por exemplo: quantos ovos? Como representamos essa quantidade, etc.
Identificar a escrita nos rótulos, com que letra começa, quem tem essa letra no seu nome, etc.
Reler a história que cada criança recerá para colorir.
Conferir o que é ingrediente e o que é utensilio
Treinar a escrita das palavras BOLO e MILHO
Treinar as letras: B( BOLO), M (MILHO), G ( GALINHA), O ( OVO) recortando de revistas colando no caderno e esccrevendo as palavras observando o número de letras e registrar no caderno também.
Fazer com a turma os bolos que as crianças aprenderam a receita e comer com muita vontade.
Trazer para a sala o ovo de galinha e o ovo de codorna. Travalhar grande/pequeno. Quebrar os ovos para ver o que tem dentro.
Trabalhar os outros bichinhos da história:
*rato *porco *pato *cachorro(Fazer o fantoches a trabalhar cada animal individualmente)
Explorar com a turma textura: pelo/pena
Que sons produzem?
Cantar a música do “Seu Lobato”
Confeccionar personagens de sucata
O que esses bichos comem? Por que não ajudaram a galinha a preparar o bolo?
Qual a importância de se trabalhar em grupo?
Ex: * Todos ajudarem a guardar os brinquedos,
*Ajudar o colega quando este precisar,
*Brincar juntos dividindo os brinquedos
Confeccionar algum jogo(memória, trilha...)com a figura dos animais;
CONCLUSÃO:
Deu muito trabalho mas a recompensa foi ótima. A turma toda participou. Não precisei chamar atenção porque eles gostaram muito de fazerem o bolo. Ao final, fizemos a leitura da receita e com a da turma do matutino onde eles puderam comparar escrita dos ingredientes, utensílios, quantidade, mais, menos. Reconheceram os números.
ATIVIDADES:
Maravilhoso o seu blog.Parabéns pelo trabalho. Também sou uma apaixonada pela alfabetização, atualmente trabalho com alfabetização de adultos. Já trabalhei por muitos anos com classes de 6 e 7 anos.Abraços!
ResponderExcluir