sexta-feira, 30 de março de 2012

TURMA DO PRÉ I - PROF: MARILDA




TRABALHANDO COM O CRACHÁ NA SALA DE AULA

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
­ - Diferenciar letras do alfabeto, escrever palavras/ nomes.
­ - Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real, ou seja, identificar trabalhos, material escolar, etc.
Duração das atividades
­- No início do ano letivo, 2 a 3 aulas, com duração aproximada de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Explorar com os alunos a função do uso de crachá nas atividades escolares: em que ocasiões eles terão que usar: excursão, em sala de aula, no início do ano, campeonatos esportivos fora da escola etc.
- Mostrar modelos de crachás e solicitar que busquem informações em casa: se os pais, irmãos, avós que trabalham fazem uso do crachá.
- Observar os dados que compõem um crachá: nome pessoal, nome da escola/empresa, função/cargo etc.
- A confecção do crachá deverá ser atividade integrante do trabalho com os nomes, tão usual e importante no início do processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
1. Fazer um cartaz relacionando o nome dos alunos. Escrever os nomes em letra de forma maiúscula.
2. Fixar o cartaz em local visível na sala de aula. Ler todos os nomes do cartaz. Certificar-se de que todos os alunos saibam os nomes que estão escritos no cartaz.
3. Confeccionar, recortar e distribuir um cartão do tamanho de um crachá para cada aluno. Prender um barbante para que, depois de pronto, os alunos possam usá-lo.
4. Pedir aos alunos que localizem no cartaz o próprio nome e que o escrevem no cartão.
5. Lembrar aos alunos da importância do tamanho das letras. É importante que sejam grandes.
6. Destacar que pessoas com o mesmo nome deverão preencher o segundo nome ou sobrenome para diferenciá-los dos demais.
7. Professor, agora é hora de usar a criatividade organizando várias atividades com o uso de crachás.
Sugestão de Atividades:
Atividade 1:

1. Convidar os alunos a organizar uma roda no centro da sala de aula. Misturar os crachás no centro da roda e pedir a um aluno que pegue um crachá e tente ler o nome que está escrito. O aluno que for o “dono” do crachá será o próximo na rodada. Professor, se necessário auxiliar o aluno na leitura garantindo que todos consigam ler. Pergunte: - Com que letra começa? – Qual o som desta letra? Que outras palavras iniciam com esta letra? De quem é?
Atividade 2:
1. Pedir que cada aluno traga de casa uma caixa de creme dental vazia e coberta com papel colorido (sem desenhos).
2. Solicitar aos alunos que, em um lado da caixa, escrevam seu nome em letra de forma e maiúscula e que enfeite, com desenhos, a caixa de creme dental.
3. Professor confeccione as letras dos nomes dos alunos e distribua aos mesmos para que as guarde na caixa de creme dental.
4. Monte um bingo de nomes e divirta-se!
Objetivo: - Identificar os nomes dos colegas.
- Identificar a letra inicial de cada nome.
Material utilizado:
- Papel cartão, tampinhas de garrafa, sulfite com os nomes das crianças, caixa de sapato, brindes (adesivos, figurinhas, lápis, borrachas, etc...), papel pardo, etc...
Procedimento: Cada criança receberá uma cartela com os nomes, o professor sorteará uma ficha que tem o nome de um aluno, falará o nome e colocará esta ficha no papel pardo. O aluno que tiver esse nome na sua cartela marcará com uma tampinha de garrafa. Ganhará o jogo aquele que marcar todos os nomes da cartela. O professor deve conferir juntamente com a sala se o aluno que ganhou marcou todos os nomes da cartela corretamente.

Atividade 3:
1. Professor você pode distribuir aleatoriamente os crachás pelas carteiras. Na chegada dos alunos solicitar que procurem o seu nome e se sentem onde encontrá-lo. Avaliação
Avaliação
Ampliar o repertório de conhecimento de letras e nomes/palavras
­- Identificar a escrita do próprio nome.
- ­Identificar as escritas dos nomes dos colegas de turma.
Sugestão - Prof: Carla Fernandes Lott


Nenhum comentário:

Postar um comentário