quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O despertar dos 5 sentidos




O DESPERTAR DOS 5 SENTIDOS

TURMA: MIII

PROFESSORAS: SANDRA INGLÊZ
BÁRBARA BRUSKI


DURAÇÃO: 15 DIAS

EIXOS:



- EIXO:IDENTIDADE E AUTONOMIA
- EIXO: ARTES VISUAIS
- EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE



OBJETIVOS:

- Conhecer seus sentidos;

- Desenvolver seus 05 sentidos;

- Compreender a importância dos sentidos;

- Perceber que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;

- Estimular a interação e integração em sala de aula.

- Despertar na criança a atenção e concentração.

DESENVOLVIMENTO:
Algumas atividades realizadas com a turma do MIII:

- Identificar frutas com uma venda nos olhos

- Com venda nos olhos reconhecer objetos e sentir texturas, como áspero, macio, formatos diferentes como bola, dado, carrinho para que elas possam senti-los.

- Comidas para experimentar o doce, azedo e salgado, suco, água;

- Sons, como alto e baixo, bater de palma e bater de pés, instrumentos musicais;

- Colocar uma luva e também com olhos vendados tentar sentir os objetos disponibilizados pelos professores e mostrar a importância do tato;

- Sentir as texturas com os pés, rosto para a criança compreender que o tato está em toda a pele e não só nas mãos.






OS SENTIDOS



COM OS MEUS OLHOS POSSO VER OS
ANIMAIS E AS FLORES



MEU BRINQUEDO FAVORITO

COM MEUS OLHOS POSSO VER O
MUNDO COLORIDO

COM MEUS OUVDOS ESCUTO  O CANTO
DOS PASSAROS E POSSO OUVIR UMA
LINDA MUSICA

ESCUTO O CORAÇÃO DA MAMÃE


SINTO CHEIRO GOSTOSO DA COMIDA DA MAMÃE


E O PERFUME DO PAPAI


COM A BOCA EU ME ALIMENTO


MEU CORPO É SUSTENTADO POR UM ESQUELETO,
DENTRO DA MINHA BARRIGA MORAM OUTROS
ORGÃOS QUE NÃO VEJO.


DEPOIS TUDO É COBERTO PELA PELE.
ATRAVES DA PELE SINTO FRIO E CALOR.


MINHA CABEÇA FAZ PARTE DO MEU CORPO
E NELA MORAM OS CABELOS.


COM MINHAS MÃOS POSSO PEGAR TUDO QUE QUERO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário