domingo, 12 de fevereiro de 2012

SEMANA DE ACOLHIMENTO




Começar com o pé direito o ano escolar é uma possibilidade que pode garantir ótimos resultados ao longo do ano. A primeira semana de aulas pode ser, em alguns casos, um período improdutivo, em que alunos ficam sem atividades definidas, pintando muitas folhas, enquanto os livros e materiais ainda estão chegando. No entanto, bem conduzida, ela pode se transformar em uma valiosa oportunidade para conhecer melhor os alunos, avaliar os conhecimentos que possuem, estreitar os laços afetivos que definirão o tom de convivência entre professor e alunos, bem como entre os próprios colegas, e ainda motivá-los ao estudo.

Algumas das atividades que não podem ser esquecidas durante a primeira semana de aulas são:

1. Definição das regras da sala: Esse processo deve acontecer ainda nos primeiros dias de aulas, e pode ser introduzido de forma bastante lúdica e divertida. (Sugestões para definir regras no artigo as regras em sala de aula).

2. Dinâmicas de conhecimento mútuo: Podem ser realizadas com todo o grupo de uma vez ou com a turma dividida em grupos, se a sala for muito numerosa. São aquelas atividades que pedem para as pessoas assinarem o papel de acordo com as atividades que fizeram nas férias ou com suas características familiares ou pessoais. Elas divertem e aproximam o grupo.

3. Atividades lúdicas: Longe de ser apenas uma brincadeira, uma atividade mais livre, realizada no pátio, pode mostrar ao professor a configuração da sala – quem são seus líderes, quais as turminhas que já estão formadas, se existem alunos excluídos do grupo, se os alunos já se dividem espontaneamente em grupos exclusivos de gêneros (só meninos ou só meninas) ou em grupos mistos, de acordo com a faixa etária, além de permitir a observação de algumas características psicomotoras das crianças.

4. Histórias que trabalham valores: São importantíssimas para serem trabalhadas na primeira semana de aulas. Crianças gostam de histórias e, quando contadas de forma vívida, podem causar poderosas impressões em suas mentes, modelando suas atitudes. Aproveite esse recurso!

5. Atividades diagnósticas: Baseado nos pré-requisitos que a turma precisa apresentar para compreender bem o conteúdo que você ensinará, prepare atividades para avaliar se eles estão preparados e quais são os que, provavelmente, precisarão de apoio adicional. Essas atividades, que devem conter interpretação textual, produção textual (dependendo da série), e as operações matemáticas e solução de problemas (de acordo com a série em questão), serão importantes para acionar a cooperação da família ou respaldar relatórios posteriores. Na educação infantil e 1º ano, essas avaliações devem ser mais voltadas às habilidades psicomotoras.

6. Inspire sonhos: Muitas crianças não se esforçam porque não têm sonhos. Em um mundo em que a mídia valoriza o ter, e não o ser, e na qual as celebridades são mais cultuadas que profissionais competentes e fundamentais à sociedade, é importante inspirar nas crianças o ideal de fazer algo melhor pelo mundo que as cerca. Um bom exemplo, que pode ser explorado nessa semana, é a história de Ben Carson. Conte um trecho a cada dia ou, se preferir, mostre o filme. Crianças maiores (a partir do 4º ou 5º ano) já têm plena condição de compreender a história e ser inspiradas por ela.

7. Desafie: Mostre que a série na qual os alunos ingressaram contém desafios – novos conteúdos, novos projetos, mas que você acredita no potencial deles.

8. Use frases motivadoras: Acima da lousa, no mural, nas atividades dadas, abuse de frases que afirmem a capacidade dos alunos. Faça-os sentir que você acredita neles, e eles se esforçarão para corresponder às suas expectativas.

9. Dê carinho: Hoje, as crianças são carentes, necessitam de atenção e chegam à escola predispostas a gostar do professor. Conquiste seu coração, e elas corresponderão a esse afeto. Um abraço, uma lembrancinha, um adesivo – são pequenos agrados que têm um efeito fantástico.
| Por Lilian Larroca




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O despertar dos 5 sentidos




O DESPERTAR DOS 5 SENTIDOS

TURMA: MIII

PROFESSORAS: SANDRA INGLÊZ
BÁRBARA BRUSKI


DURAÇÃO: 15 DIAS

EIXOS:



- EIXO:IDENTIDADE E AUTONOMIA
- EIXO: ARTES VISUAIS
- EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE



OBJETIVOS:

- Conhecer seus sentidos;

- Desenvolver seus 05 sentidos;

- Compreender a importância dos sentidos;

- Perceber que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;

- Estimular a interação e integração em sala de aula.

- Despertar na criança a atenção e concentração.

DESENVOLVIMENTO:
Algumas atividades realizadas com a turma do MIII:

- Identificar frutas com uma venda nos olhos

- Com venda nos olhos reconhecer objetos e sentir texturas, como áspero, macio, formatos diferentes como bola, dado, carrinho para que elas possam senti-los.

- Comidas para experimentar o doce, azedo e salgado, suco, água;

- Sons, como alto e baixo, bater de palma e bater de pés, instrumentos musicais;

- Colocar uma luva e também com olhos vendados tentar sentir os objetos disponibilizados pelos professores e mostrar a importância do tato;

- Sentir as texturas com os pés, rosto para a criança compreender que o tato está em toda a pele e não só nas mãos.






OS SENTIDOS



COM OS MEUS OLHOS POSSO VER OS
ANIMAIS E AS FLORES



MEU BRINQUEDO FAVORITO

COM MEUS OLHOS POSSO VER O
MUNDO COLORIDO

COM MEUS OUVDOS ESCUTO  O CANTO
DOS PASSAROS E POSSO OUVIR UMA
LINDA MUSICA

ESCUTO O CORAÇÃO DA MAMÃE


SINTO CHEIRO GOSTOSO DA COMIDA DA MAMÃE


E O PERFUME DO PAPAI


COM A BOCA EU ME ALIMENTO


MEU CORPO É SUSTENTADO POR UM ESQUELETO,
DENTRO DA MINHA BARRIGA MORAM OUTROS
ORGÃOS QUE NÃO VEJO.


DEPOIS TUDO É COBERTO PELA PELE.
ATRAVES DA PELE SINTO FRIO E CALOR.


MINHA CABEÇA FAZ PARTE DO MEU CORPO
E NELA MORAM OS CABELOS.


COM MINHAS MÃOS POSSO PEGAR TUDO QUE QUERO.