domingo, 26 de dezembro de 2010

Cantigas de roda para crianças da Educação Infantil

Ouça esta coletânea de cantigas de roda e aprenda como utilizá-las para desenvolver as brincadeiras, os movimentos e a linguagem oral dos pequenos, além de contribuir para a iniciação musical deles

Clique aqui

Sobre ritmos e sons

Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos e fazer cantar e ouvir são maneiras de ampliar o repertório na pré-escola

clique aqui

Introdução à música na escola

Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos. A escola, no entanto, tem um papel muito importante no contato da criança com esse tipo de manifestação cultural. A ela, cabe garantir que se tome consciência dos elementos que fazem parte da linguagem musical (o som e o silêncio, os diferentes timbres dos instrumentos, a noção de ritmo, etc): conteúdos de uma iniciação à música.

A esse aspecto, a especialista em ensino de Arte Isabel Graciano relaciona outros. “Fazer música em grupo é uma vivência à qual muitas crianças só têm acesso no ambiente escolar”, diz ela. “Além disso, é função do professor ampliar o repertório de ritmos e estilos musicais dos alunos.”

A seguir, destacamos alguns materiais que ajudam a preparar atividades de iniciação musical com turmas de Educação Infantil e séries iniciais. Confira os links e bom trabalho!

Clique aqui para saber mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário