1.11 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Infantil foram instituídas e fundamentadas em uma concepção de criança como ser único, singular, histórico e social, em pleno processo de desenvolvimento, que pensa, manifesta desejos, interesses, necessidades e que se expressa através de diferentes linguagens, para representar, elaborar e se apropriar do mundo a sua volta.
Para nortear a Proposta Pedagógica da Instituição de Educação Infantil, a Câmara de Educação Básica – CEB propõe através do Parecer nº: 05/09 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, respeitando os seguintes Princípios:
a) Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
b) Princípios Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c) Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
d) Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
e) Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
f) Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
g) Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e criança e quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
h) Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
i) Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional e linguística.
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como, o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e a interação com outras crianças.
O parecer deixa claro que a proposta pedagógica de Educação Infantil deve explicitar o reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, suas famílias, professores.
Ao considerar que é fundamental a clareza dos objetivos para se definir quais são as ações educativas, cita-se o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil, 1998, p. 13), que estabelece os objetivos gerais da Educação infantil, buscando orientar as ações pedagógicas que viabilizem suas práticas e propósitos, de modo que as crianças sejam capazes de:
1) Desenvolver uma imagem positiva de si mesma, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
2) Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e o próprio bem estar;
3) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos, fortalecendo ainda mais a auto-estima e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social;
4) Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
6) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às variadas intenções e situações de comunicação, com o objetivo de compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez m ais sua capacidade expressiva;
8) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
.19.1 OBJETIVOS DE CADA EIXO DE TRABALHO
De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil), as Unidades Educacionais devem oportunizar trabalhos para desenvolver:
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
· Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
· Brincar;
· Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
CONHECIMENTO DE MUNDO
Eixo: MOVIMENTO
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
Eixo: MÚSICA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Ouvir, perceber e reconhecer eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Eixo: ARTES VISUAIS
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de uso e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Eixo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc..
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
MATEMÁTICA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
· Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
DIRETRIZES CURRICULARES – BERÇÁRIO
EIXO: IDENTIDADE E AUTONOMIA |
OBJETIVOS: · Promover oportunidades para que a criança descubra, experimente e utilize os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais. · Favorecer a criança exteriorizar as emoções e os sentimentos construindo sua identidade individual e grupal. · Organizar situações para que os bebês tenham possibilidade de experimentar e realizar condutas simples relacionadas à alimentação e higiene, para conquista progressiva da autonomia. |
A CRIANÇA DEVERÁ · Reclamar a atenção do adulto para satisfação de suas necessidades essenciais. · Balbuciar, sorrir, gritar, chorar, para manifestar suas emoções, sentimentos e vontades. · Exteriorizar as surpresas ou as descobertas. · Manifestar prazer ou incômodo diante de determinadas situações. · Fazer solicitações/pedidos através de gestos, indicando, apontando. · Protestar e tentar evitar as situações que não lhe agradam. · Reagir à dor chorando/reclamando a atenção do adulto. · Demonstrar contentamento quando é felicitada. |
Sensações, percepções e necessidades |
Sentimentos e emoções |
· Aceitar demonstrações de afeto das pessoas adultas conhecidas. · Manifestar sensações (frio, calor, cansaço). · Manifestar estados de ânimo de maneira não verbal (aborrecida, triste, contente). · Aceitar intervenção para controlá-las em certas emoções negativas como agressividade e oposição. · Acalmar-se quando é consolada. · Interagir com o professor e amigos. |
Confiança e segurança |
· Demonstrar esforço para vencer as dificuldades, tarefas que é capaz de vencer, com ajuda. · Conseguir ficar sozinha, sem ver o professor, por alguns instantes, mas ouvindo sua voz. · Mostrar-se contente quando é felicitada. · Solicitar ajuda se necessário. |
Higiene/troca e alimentação |
· Segurar a mamadeira, ou copo. (Conforme o município ou CEI) · Utilizar os dedos como pinça. · Segurar o copo e tomar líquidos. · Concentrar-se somente na atividade de comer. · Aceitar e experimentar novos alimentos. · Permanecer sentada durante o período em que é alimentado pelo professor. · Comer alimentos triturados/em pedaços/sólidos. · Mastigar toda a alimentação. · Aceitar colocar o babador. · Aceitar que seja limpa e mostrar satisfação quando é feito. · Participar quando for limpo seu rosto ou suas mãos. · Mostrar-se inquieta quando está suja. · Aceitar/colaborar quando está sendo vestida e na troca de fraldas. · Tirar as meias e a toca. · Reconhecer alguma peça de sua roupa. · Escovar os dentes com escova de silicone (com ajuda) |
EIXO: MOVIMENTO |
OBJETIVOS: · Estimular para que os bebês experimentem novos desafios corporais se deslocando e explorando o ambiente, para perceber as sensações, limites e potencialidades do próprio corpo. · Organizar situações para que o bebê descubra, experimente e explore novas habilidades manuais no dia a dia para adquirir progressiva autonomia nas situações diárias. · Oportunizar situações para familiarizar-se com a imagem do próprio corpo para construção da imagem corporal. · Organizar momentos para que o bebê experimente diferentes sensações com seu corpo, para desenvolver a percepção sensorial conhecendo o mundo através dos sentidos. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Caminhada, deslocamento, equilíbrio e postura |
· Virar-se de barriga para baixo e desvirar-se. · Sentar inclinando-se para frente e apoiando-se nas mãos. · Sentar sem apoio. · Sentar-se e levantar-se apoiada/sem apoio. · Levantar-se apoiada/sem apoio. · Ficar de pé apoiada/sem apoio. · Equilibrar-se por um momento. · Deslocar-se/arrastando-se/sentada/apoiando-se. · Deslocar-se engatinhando em frente. · Deslocar-se engatinhando para trás. · Caminhar sendo segurada pelas duas mãos. · Caminhar sendo segurada por uma mão. · Deslocar-se sozinha apoiada nos móveis. · Caminhar sozinha. · Abaixar-se para pegar um objeto do chão; · Subir escadas sendo segurada pelo professor e colocando os dois pés em cada degrau. · Atirar objetos e arrastar brinquedos. |
Habilidade manual |
· Explorar os objetos com o dedo indicador/ com a boca. · Atirar objetos e ver como caem. · Segurar objetos com as duas mãos. · Segurar um objeto em cada mão. · Passar um objeto de uma mão para outra. · Colocar as mãos em volta da mamadeira. · Tirar o bico da mamadeira da boca. · Segurar uma colher. · Levar uma colher à boca. · Beber no copo com ajuda. · Começar a procurar e a querer alcançar objetos distantes. · Afastar um objeto para alcançar outro. · Procurar objetos escondidos. · Abrir uma caixa para examinar o que tem dentro. · Colocar e tirar brinquedos dentro de uma caixa. · Tentar tirar os sapatos. |
Conhecimento do próprio corpo |
· Destacar algumas partes do seu corpo pé, boca, nariz, mãos etc.. · Movimentar-se diante do espelho. · Reconhecer gradativamente sua imagem no espelho. · Explorar materiais, objetos, com a boca, os dedos, mãos, pés e outras partes do corpo. · Reconhecer diferentes sensações que seu corpo produz. |
EIXO: LINGUAGENS o COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ORAL o LINGUAGEM PLÁSTICA o LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL |
OBJETIVOS: · Possibilitar ao bebê manifestar interesse e iniciativa para comunicar-se com outras pessoas ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão oral. · Oferecer oportunidades para o bebê ouvir, perceber eventos sonoros, fontes sonoras e obras musicais variadas, para favorecer a interação e o contato dos bebês com a linguagem musical. · Promover a brincadeira com música, para descobrir e explorar diferentes movimentos com o próprio corpo. · Promover oportunidades para a criança observar e experimentar diversas técnicas próprias de expressão plástica, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Comunicação e linguagem oral |
· Solicitar coisas indicando, apontando. · Dizer sim e não com a cabeça. · Acenar. · Sorrir. · Bater palmas. · Balbuciar. · Rir. · Gritar. · Fazer ruidinhos para escutar. · Fazer ruidinhos para chamar atenção. · Indicar com o dedo. · Reconhecer a voz do professor e das pessoas mais conhecidas. · Responder quando chamam o seu nome. · Parar ante as proibições. · Diferenciar intenções na fala dos adultos (brabo / contente). · Mostrar os sapatos e outros objetos quando solicitado. · Pedir coisas verbalmente (água, abre). · Repetir sons imitando. · Balbuciar com entonação. · Gesticular enquanto fala. · Imitar/ repetir palavras. · Falar algumas palavras papa e mama. · Dizer onomatopéias. · Compreender ordens simples, (vem, tem, me dá), sobretudo quando as ordens são acompanhadas de gestos. · Escutar, manter-se atenta por curto período de tempo para ouvir pequenas histórias, poesias, parlendas. |
Linguagem musical e expressão corporal |
· Permanecer atento por curto período de tempo. · Escutar canções e músicas. · Sacudir, apertar, produzir ruídos intencionalmente ou não. · Diferenciar o som/silêncio. · Descobrir e explorar a produção de sons com o próprio corpo. · Imitar gestos e produzir diferentes sons e ruídos musicais com objetos. · Produzir sons e silêncio com objetos e materiais diversos. · Reagir a diferentes estímulos sonoros (diferentes ruídos e intensidades). · Ouvir/participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos. · Solicitar música, indicando o aparelho. |
Linguagem plástica |
· Aceitar, experimentar (colocar a mão, mexer, esfregar, lambuzar-se, segurar um pouco, tirar rapidamente a mão, o pé) os materiais propostos para exploração. · Manifestar iniciativa para experimentar os materiais propostos. · Utilizar os materiais propostos em diferentes superfícies e texturas. · Experimentar por pequeno período de tempo e esfregar com as mãos, dedos, pincéis os materiais propostos em diferentes texturas e superfícies. · Explorar diferentes movimentos gestuais. Produzir garatujas (rabiscos). · Observar imagens diversas conhecidas. |
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE |
OBJETIVOS: · Possibilitar ao bebê explorar de diferentes maneiras o ambiente, para conhecer, sentir-se tranquila e confiante no CEIM. · Promover a participação em situações que envolvam a relação com outras crianças, professores e demais profissionais da instituição para desenvolver a capacidade de socialização. · Favorecer a descoberta, a experimentação e a exploração de movimentos e de diferentes tipos de materiais para desenvolver a capacidade de segurar e manusear pequenos objetos, brinquedos, confiando nas suas capacidades. · Promover situações que envolvam as tradições culturais de sua comunidade para conhecer os costumes, hábitos e expressões culturais da comunidade em que vive. · Oferecer oportunidades para que a criança estabeleça contato com pequenos animais, conhecendo o entorno que a envolve. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Adaptação/ Orientação no tempo e no espaço |
· Conhecer o espaço do berçário. · Aceitar sair do espaço do berçário. · Manifestar curiosidade para conhecer e explorar outros espaços na Unidade Escolar. · Sentir-se tranqüila e confiante quando chega e no decorrer do dia no CEIM. · Mostrar-se tranquila nos espaços habituais da instituição com pessoas conhecidas. · Antecipar situações e atividades cotidianas a partir de determinados indícios ou sinais que se repetem. |
Relação com os companheiros |
· Aceitar e relacionar-se com outras crianças. · Mostrar interesse pelas outras crianças (observando, tocando, sorrindo, imitando). · Participar por curto período de tempo, das atividades de grupo, com intervenção do professor. · Reclamar/chorar/defender-se quando colegas o incomodam. |
Relação com os professores e com outras pessoas adultas |
· Distinguir as pessoas conhecidas entre as desconhecidas. · Relacionar-se de forma afetuosa com o professor. · Aceitar a relação com outras pessoas adultas. · Aceitar o colo das professoras e de outras pessoas conhecidas da Unidade Escolar. · Solicitar atenção do professor. · Ficar tranquila por curto período de tempo, sem ver o professor, mas ouvindo sua voz. · Aceitar compartilhar o professor com outras crianças. · Comunicar suas necessidades e emoções para o professor e as pessoas adultas. · Aceitar as propostas/atividades do professor. |
Experimentação e exploração |
· Manipular objetos que tem ao seu alcance (bater, atirar...). · Explorar e manipular em atividades mais complexas: ajuntar, espalhar, oferecer, jogar, arrastar, colocar dentro um recipiente e tirar, etc.. · Observar e imitar ações de outras crianças realizando diferentes explorações e movimentos. · Esforçar-se para pegar um objeto que não alcança (estica o braço, movimenta-se mesmo que não consiga sair do lugar, chora, aponta, fala, grita). · Tentar encontrar um objeto que desapareceu. · Demonstrar preferências por alguns objetos e materiais. · Aceitar participar com adulto conhecido, das festas celebradas na Unidade Escolar envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade do município de XXXXXXXXXXXXXXX. · Observar os animais (agrada-lhe, quer pegar). · Apontar, chamar os animais. |
DIRETRIZES CURRICULARES – MATERNAL I
EIXO: IDENTIDADE E AUTONOMIA |
OBJETIVOS: · Favorecer situações para que a criança possa exteriorizar as emoções e os sentimentos, acompanhados da expressão oral e de outras formas de expressão como gestos, expressão facial para desenvolver a identidade e autonomia. · Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano para construção de sua identidade individual e grupal. · Favorecer situações para que a criança se desenvolva através da brincadeira, descobrindo e experimentando possibilidades de explorar os materiais e de se relacionar com crianças e adultos. · Criar situações para que a criança tenha possibilidade de realizar pequenas tarefas e condutas simples relacionadas à alimentação e higiene, para conquista progressiva da autonomia. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Sensações, percepções e necessidades |
· Expressar as suas necessidades pessoais como: sede, cansaço, sono, vontades, etc.. · Reclamar a atenção do adulto para ser atendida. · Fazer solicitações/pedidos através de gestos, indicando, apontando. · Manifestar prazer ou irritação diante de situações do cotidiano. · Protestar e tentar evitar as situações que não lhe agradam. · Reagir à dor chorando/reclamando a atenção do adulto. · Demonstrar contentamento quando é felicitada. · Manifestar e controlar progressivamente suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas (esperar um pouco para ser atendida). |
Sentimentos e emoções |
· Aceitar as demonstrações de afeto das pessoas adultas conhecidas. · Manifestar seu estado de ânimo de maneira não verbal (aborrecida, triste, contente) e sensações (frio, calor, cansaço). · Aceitar intervenção para controlá-las em certas emoções negativas como agressividade e oposição. · Acalmar-se quando é consolada. · Interagir com o professor e amigos, funcionários do CEI. |
Confiança e segurança |
· Demonstrar esforço para vencer as dificuldades e tarefas que é capaz de vencer com ajuda, se necessário. · Conseguir ficar sozinha, sem ver o professor, por alguns instantes. · Mostrar-se contente quando é felicitada. |
Relacionamento com professor e crianças |
· Responder e chamar. · Aceitar relacionar-se com outros adultos do CEIM e com crianças de outras turmas, com ajuda do professor. · Compartilhar o espaço e o professor com os colegas. · Solicitar ajuda quando necessário. · Aceitar ajuda para controlar sua agressividade e para solucionar os conflitos. · Manifestar sentimento de pertinência em relação ao professor, ao espaço e aos companheiros. |
Brincar |
· Brincar e explorar os brinquedos de diversas maneiras. · Começar a imitar as situações cotidianas em jogos simbólicos. · Brincar individualmente com ou sem a intervenção do adulto. · Brincar com outros adultos conhecidos. · Compartilhar o espaço e o professor com os colegas. · Compartilhar os objetos e participar de brincadeiras com outras crianças com ou sem a ajuda do professor. · Solicitar ajuda quando necessário para solucionar conflitos na hora de brincar. · Respeitar a brincadeira dos outros. · Escolher brinquedos, objetos e espaços na sala para brincar. |
Alimentação/higiene |
· Manifestar suas preferências e necessidades na alimentação verbalmente. · Experimentar/provar novos alimentos. · Respeitar a comida das outras crianças, quando é avisada. · Utilizar a colher. · Segurar seu copo e tomar água. · Mastigar toda a comida. · Aceitar ajuda quando necessário para alimentar-se. · Permanecer sentada durante todo o período da refeição. · Esperar até o momento de se limpar. · Esperar a sua vez no local onde se alimentam. · Concentrar-se na atividade de comer. · Comer sem incomodar as outras crianças. · Falar em voz baixa durante todo o período das refeições, não gritar, nem bater na mesa. · Aceitar e colaborar ajudando a arregaçar as mangas. · Servir-se de alguns alimentos sólidos (bolacha, pão) com ajuda da educadora. · Discriminar entre quente e frio. · Diferenciar sabores. · Compreender e começar a utilizar o vocabulário relacionado aos instrumentos e a alguns alimentos. · Esfregar as mãos e molhar a boca com ajuda. · Reconhecer a toalha como objeto para enxugar-se. · Aceitar que seja escovado os seus dentes. · Diferenciar se fez cocô ou xixi. · Começar a controlar o xixi durante certos períodos do dia. · Colaborar quando está sendo vestida e na troca de fraldas. · Tirar sozinha algumas peças de roupa. · Reconhecer alguma peça de sua roupa. · Identificar situações de risco no seu ambiente mais próximo. |
EIXO: MOVIMENTO |
OBJETIVOS: · Oportunizar a partir dos movimentos de andar, correr, subir... Ampliando gradativamente as capacidades de deslocamento, controlando progressivamente o próprio movimento. · Favorecer a exploração e utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso em situações cotidianas e brincadeiras. · Oportunizar situações para familiarizar-se com a imagem do próprio corpo para construção e afirmação da imagem corporal. · Organizar momentos para que a criança experimente diferentes sensações e percepções, com seu corpo, explorando e sentindo materiais diversos, para conhecer as diferentes sensações que seu corpo produz. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Caminhada, deslocamento, equilíbrio e postura |
· Subir e descer dos elementos e objetos habituais (carrinho, triciclo, escorregador). · Empurrar e puxar objetos e materiais caminhando. · Levantar e sentar em uma cadeira pequena. · Jogar e chutar bola na direção desejada. · Caminhar com objetos na mão. · Saltar com a planta dos pés. · Equilibrar-se com um pé só, por um curto período de tempo. · Abaixar-se para juntar um objeto do chão. · Caminhar com segurança/caminhar alguns passos de lado/para trás. · Começar a correr. · Correr sem cair. · Subir escadas de gatinho. · Subir escadas segurando-se e colocando os dois pés em cada degrau com ajuda ou de gatinho. |
Habilidade manual |
· Explorar objetos com os dedos. · Explorar jogos de construção, de montar e de manipulação com peças grandes. · Folhear um livro. · Construir uma torre de dois cubos. · Procurar um objeto escondido. · Destampar e tampar caixas e potes. · Colocar caixas dentro de uma caixa. · Encher baldinhos de areia e os esvaziar. · Por um objeto dentro do outro (baldinho, copinho). · Abrir embrulhos de diferentes tamanhos. · Amassar papéis/rasgá-los/fazer ruídos. · Tentar tirar seus sapatos. · Segurar o copo com as mãos e beber sozinha; Descascar uma banana. |
Conhecimento do próprio corpo |
· Destacar algumas partes do seu corpo (perna, cabeça, pés, mãos). · Nomear algumas partes do seu corpo. · Reconhecer sua imagem no espelho. · Movimentar-se diante do espelho. · Explorar materiais com a boca, mãos, dedos, pés e outras partes do corpo. · Reconhecer diferentes sensações que seu corpo produz. |
EIXO: LINGUAGENS
|
OBJETIVOS: · Oportunizar situações de comunicação para a criança interagir e expressar desejos, necessidades, sensações e sentimentos por meio da linguagem oral, gestual e facial dentro das suas possibilidades. · Oferecer oportunidades para a criança ouvir, perceber eventos sonoros, fontes sonoras e obras musicais variadas, para propiciar a interação e o contato com a linguagem musical. · Promover a brincadeira com a música, para descobrir e explorar diferentes movimentos com o próprio corpo. · Promover oportunidades para a criança observar e experimentar diversas técnicas próprias de expressão plástica, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Comunicação e linguagem oral |
· Bater palmas. · Dizer sim e não com a cabeça. · Balbuciar. · Acenar. · Sorrir. · Rir. · Gritar. · Indicar com o dedo. · Reconhecer a voz do professor e das pessoas mais conhecidas. · Responder quando chamam o seu nome. · Parar ante as proibições. · Diferenciar intenções na fala dos adultos (brabo, contente). · Mostrar os sapatos e outros objetos quando solicitado. · Falar algumas palavras papa e mama e ir avançando em outras. · Pedir coisas verbalmente (água, abre). · Gesticular enquanto fala. · Imitar/ repetir palavras. · Dizer onomatopéias. · Nomear alguns objetos que mostramos. · Compreender ordens simples, (vem, tem, me dá, busca, abre, fecha, sobe...), sobretudo quando as ordens são acompanhadas de gestos. · Escutar, manter-se atenta por curto período de tempo para ouvir pequenas histórias, poesias, parlendas, etc.. · Conversar sozinha com as bonecas enquanto brinca. |
Linguagem musical e expressão corporal |
· Reproduzir gestos, gracinhas e movimentos com todo o corpo ou com partes do corpo. · Imitar animais, personagens, sensações (frio, calor, cansaço) e estados de ânimo (aborrecida, triste, contente). · Permanecer atento por curto período de tempo para escutar canções e músicas. · Fazer movimentos das canções junto com o professor. · Seguir o ritmo com todo o seu corpo ou com partes do seu corpo. · Diferenciar o som/silêncio e o som forte /fraco. · Localizar o lugar de onde vem o som/ruído. · Recordar fragmentos ou as canções trabalhadas. · Recordar gestos trabalhados. · Descobrir e explorar a produção de sons com o próprio corpo. · Imitar movimentos com diferentes objetos e instrumentos para produzir sons e ruídos musicais. Produzir sons e silêncio com objetos e materiais diversos. |
Linguagem plástica |
· Aceitar experimentar (colocar a mão, mexer, esfregar, lambuzar-se, segurar um pouco, tirar rapidamente a mão, o pé) os materiais propostos para exploração. · Manifestar iniciativa para experimentar os materiais propostos. · Utilizar por pequeno período de tempo os materiais propostos em diferentes superfícies e texturas. · Explorar diferentes movimentos gestuais. · Marcar e fazer garranchos com diferentes materiais sobre diferentes superfícies e texturas. · Observar e identificar imagens diversas conhecidas. |
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE |
OBJETIVOS: · Possibilitar que a criança explore o ambiente para gradativamente distinguir objetos, materiais, espaços, formas. · Favorecer o relacionamento com outras crianças, com professores e demais profissionais da instituição para desenvolvimento da capacidade de socialização. · Favorecer a descoberta, a experimentação e a exploração de movimentos e de diferentes tipos de materiais para desenvolver a capacidade de segurar e manusear pequenos objetos, brinquedos, confiando nas suas capacidades. · Promover situações que envolvam as tradições culturais de sua comunidade para conhecer os costumes, hábitos e expressões culturais da comunidade em que vive. · Oferecer oportunidades para que a criança estabeleça contato com pequenos animais e plantas tendo atitudes de cuidado. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Adaptação na Unidade/Orientação no espaço e no tempo |
· Adaptar-se à Unidade Escolar. Sentir-se tranquila e confiante quando chega e no decorrer do dia na instituição educacional. · Conhecer os espaços habituais da unidade educacional e as pessoas próximas. · Manifestar curiosidade para explorar os espaços da Unidade Escolar. · Demonstrar segurança nas trocas dos espaços da instituição. · Identificar seus objetos pessoais e para que servem. · Localizar materiais conhecidos na sala. · Selecionar com auxílio do professor diferentes brinquedos para guardar. · Identificar os diferentes cantinhos da sala e alguns objetos habituais. · Antecipar situações e atividades cotidianas a partir de determinados indícios ou sinais. |
Relação com os companheiros |
· Aceitar relacionar-se com outras crianças. · Mostrar interesse pelas outras crianças (observando, tocando, sorrindo, imitando). · Participar das atividades de grupo (canções, jogos, etc.). · Procurar o professor /pedir ajuda quando colegas o incomodam. |
Relação com os professores e com outras pessoas adultas |
· Relacionar-se de forma afetuosa com o professor. · Aceitar o colo dos professores e funcionários da Unidade Educacional. · Solicitar atenção do professor. · Ficar tranquila por curto período de tempo, sem ver o professor, mas ouvindo sua voz. · Aceitar e compartilhar o professor com outras crianças. · Aceitar relacionar-se com outras pessoas adultas da Unidade Escolar. · Comunicar suas necessidades e emoções para o professor e outras pessoas adultas. · Aceitar as propostas do professor. |
Hábitos sociais e de convivência |
· Começar a compartilhar os objetos, os espaços e atenção do o professor. · Colaborar com o professor para guardar os brinquedos. · Solicitar ajuda quando necessita. · Participar das atividades coletivas por um momento. · Reconhecer atitudes cordiais. |
Experimentação e exploração |
· Mostrar-se observadora e receptiva a exploração do ambiente. · Manipular os objetos que estão ao seu ao redor (agrupar, bater, atirar, acariciar, etc.) com ou sem finalidade concreta. · Explorar e manipular os objetos de forma mais complexa: empilhar, agrupar, espalhar, dar a outros, oferecer e recolher, arrastar, colocar dentro de um recipiente, colocar e tirar em seguida, abrir, fechar, enroscar. · Brincar nos cantinhos (casa, escritório, cabeleireiro, supermercado), jogos simbólicos por curto período de tempo. · Aceitar participar com adulto conhecido, das festas celebradas na unidade educacional envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de XXXXXXXXXXXXXXX. · Reconhecer as figuras mais representativas das manifestações tradicionais, coelho, Papai Noel. · Cuidar dos objetos, dos animais e plantas com ajuda do o professor. · Reconhecer e nomear algum animal. |
DIRETRIZES CURRICULARES – MATERNAL II
EIXO: IDENTIDADE E AUTONOMIA |
OBJETIVOS: · Promover oportunidades para que a criança utilize os recursos que dispõe e progressivamente faça uso da linguagem oral para a satisfação de suas necessidades essenciais e exteriorize suas emoções e sentimentos. · Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano para construção da sua identidade individual e grupal. · Favorecer situações para que a criança se desenvolva através da brincadeira, descobrindo e experimentando possibilidades de explorar os materiais e de se relacionar com crianças e adultos. · Propiciar oportunidades para o progressivo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à alimentação, saúde e higiene, para progressiva conquista da autonomia. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Sensações, percepções e necessidades |
· Manifestar oralmente aborrecimento ou prazer diante de determinadas situações. · Evitar as situações que não lhe agradam. · Expressar as suas necessidades pessoais como: sede, cansaço, sono, vontades, etc. aos adultos de maneira gestual e verbal. · Solicitar a atenção do adulto para ser atendida. · Manifestar e controlar progressivamente suas necessidades (esperar um pouco para ser atendida). |
Sentimentos e emoções |
· Reconhecer as demonstrações de afeto das pessoas adultas ou das crianças conhecidas. · Começar a controlar suas emoções negativas quando solicitado. · Manifestar seu estado de ânimo de maneira verbal. · Acalmar-se com a intervenção do professor em discussões, medos. · Interagir com o professor e amigos. |
Aceitação e confiança em si mesmo |
· Mostrar confiança nas tarefas habituais. · Manifestar necessidade de fazer as coisas sozinhas. · Esforçar-se para vencer as dificuldades que são capazes. · Demonstrar satisfação por suas ações e produções. · Manifestar satisfação no cumprimento de pedidos e solicitações. · Mostrar-se contente quando é elogiada. |
Relacionamento com professores e crianças |
· Relacionar-se afetivamente com o professor. · Responder e chamar. · Integrar-se nas atividades. · Compartilhar jogos com ou sem a intervenção do adulto. · Brincar com ou sem a intervenção do adulto. · Relacionar-se com outros adultos do CEIM. · Compartilhar o espaço e o professor com os colegas. · Compartilhar os objetos e participar de brincadeiras com outras crianças com ou sem a ajuda do professor. · Solicitar ajuda quando necessário. · Respeitar a brincadeira dos outros. · Controlar sua agressividade e utilizar a linguagem oral e outros recursos para solucionar os conflitos. · Manifestar sentimento de pertinência em relação ao professor, ao espaço e aos companheiros. |
Brincar |
· Brincar e explorar diferentes brinquedos e objetos. · Escolher brinquedos, objetos e espaços na sala para brincar. · Compartilhar jogos com ou sem a intervenção do adulto. · Integrar-se nas brincadeiras. · Brincar com ou sem a intervenção do adulto. · Compartilhar os objetos e participar de brincadeiras com outras crianças com ou sem a ajuda do professor. · Solicitar ajuda quando necessário (para brincar, alcançar um brinquedo, fazer uma intervenção). · Respeitar a brincadeira dos outros. · Imitar as situações cotidianas em jogos simbólicos. · Reproduzir situações diárias espontaneamente em jogos simbólicos. · Brincar com crianças do seu grupo e de outras turmas. · Compartilhar/emprestar por curto período de tempo o brinquedo trazido de casa. · Recolher os brinquedos (colaborar) com ajuda do professor. |
Alimentação/higiene/realização de tarefas |
· Manifestar suas preferências e necessidades na alimentação verbalmente. · Colocar (com ajuda) água, suco de pequenos jarros, bebedouro e beber. · Aceitar ajuda quando necessário. · Permanecer sentada durante todo o período da refeição. · Esperar até o momento de se limpar. · Esperar a sua vez no local onde se alimentam. · Concentrar-se na atividade de comer, conversando em voz baixa. · Comer sem incomodar as outras crianças. · Falar em voz baixa durante todo o período das refeições, não gritar, nem bater na mesa. · Arregaçar as mangas. · Manter-se limpa ao máximo durante o período da refeição. · Distribuir as colheres e pratos com ajuda do professor. · Servir-se de alguns alimentos com ajuda do professor. · Comer toda a comida do prato, cuidando para não sobrar nada. · Utilizar corretamente a colher em todas as refeições. · Descascar algumas frutas com os dedos. · Experimentar novos alimentos. · Verbalizar quando está limpa ou suja. · Avisar quando o nariz está sujo e pedir ajuda. · Solicitar/lembrar de escovar os dentes, reconhecer sua escova e utilizá-la para este fim. · Utilizar a lixeira. · Controlar os esfíncteres. · Pedir ajuda quando estiver com xixi ou coco. · Lavar e secar as mãos e a boca com ajuda. · Reconhecer a toalha como objeto para enxugar-se, pegá-la e pendurá-la. · Abrir e fechar a torneira com ajuda. · Tirar o casaco. · Colocar o uniforme com ajuda. · Tirar os sapatos/ começar a calçá-los. · Saber colocar com ajuda as coisas nos seus devidos lugares quando lhe é mostrado. · Encontrar (pegar) os seus objetos pessoais e colocá-los, com ajuda em seu lugar. |
EIXO: MOVIMENTO |
OBJETIVOS: · Oportunizar a partir dos movimentos de andar, correr e subir... A ampliação gradativa das capacidades de deslocamento controlando progressivamente o próprio movimento, para conhecer, orientar e movimentar intencionalmente seu corpo. · Favorecer a exploração e utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso em situações cotidianas e brincadeiras. · Oportunizar situações para familiarizar-se com a imagem do próprio corpo para afirmação da imagem corporal e utilização do movimento de forma expressiva, nas situações cotidianas e em brincadeiras. · Promover propostas para a criança experimentar diferentes gostos, sons, temperaturas... Com seu corpo, explorando, manipulando materiais e objetos diversos para conhecer e diferenciar as sensações. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Caminhada, deslocamento, equilíbrio e postura |
· Caminhar de costas. · Atirar objetos sem perder o equilíbrio. · Chutar bola. · Girar-se com ajuda. · Descer escadas colocando os dois pés em cada degrau com suporte. · Imitar e realizar diferentes posturas corporais (sentar, levantar, deitar, etc.). |
Habilidade manual |
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Conhecimento do próprio corpo |
· Conhecer algumas partes do seu corpo. · Nomear algumas partes do seu corpo. · Apreciar sua imagem no espelho. · Movimentar-se diante do espelho, explorando e descobrindo novas possibilidades. · Explorar materiais, objetos, com os dedos, mãos, pés e outras partes do corpo. · Reconhecer diferentes sensações que seu corpo produz. · Verbalizar as diferentes sensações que seu corpo produz. |
EIXO: LINGUAGENS
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OBJETIVOS: · Favorecer situações para a criança utilizar a linguagem oral para conversar, perguntar, contar, brincar, jogar expressando preferências, vontades, emoções e sentimentos. · Oferecer oportunidades para a criança ouvir, perceber eventos sonoros, fontes sonoras e obras musicais variadas, propiciando a comunicação e a expressão por meio da linguagem musical. · Promover a brincadeira com a música descobrindo e explorando diferentes movimentos com o próprio corpo. · Promover oportunidades para a criança observar, experimentar e utilizar diversas técnicas próprias de expressão plástica, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação. · Possibilitar a exploração e manipulação de objetos, brinquedos e materiais, descobrindo as características, possibilidades e propriedades principais. · Favorecer situações nas quais a criança reconheça no contexto diário e em brincadeiras noções de quantidade, posição, tempo e espaço, envolvendo o próprio corpo. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Comunicação, linguagem oral e escrita (aproximação) |
· Expressar oralmente suas necessidades, emoções, ou vivências apoiada em gestos. · Responder perguntas. · Conversar de maneira compreensível. · Denominar o que vê. · Nomear os objetos habituais quando lhe é indicado ou lhe é mostrado imagem. · Utilizar espontaneamente a linguagem habitual nas diferentes situações do dia a dia. · Compreender o que lhe é dito no grupo. · Entender e executar ordens simples. · Utilizar (começar) pronome pessoal (eu, tu, ele). · Utilizar (começar) nomes, adjetivos, verbos. · Utilizar (começar) estruturas afirmativas, negativas, interrogativas e imperativas. · Imitar ruídos dos animais e diferentes onomatopéias. · Reproduzir canções ou partes de canções. · Demonstrar curiosidade pelos contos e por outros materiais impressos. · Verbalizar o que está observando. · Escutar pequenas explicações. · Ouvir poesias, parlendas, histórias lidas, contadas por um adulto. · Associar situações atuais com as anteriores. · Recordar algumas partes da história a partir das imagens. · Reconhecer alguns contos populares e seus protagonistas. · Reconhecer (começar) o seu nome escrito. |
Linguagem musical e expressão corporal |
· Permanecer atento ao escutar canções e músicas. · Diferenciar o som/silêncio e o som forte / fraco. · Localizar o lugar de onde vem o som/ruído. · Explorar movimentos corporais de acordo com a música dançando. · Acompanhar o ritmo que escuta com partes do corpo em jogos cantados e rítmicos. · Cantar canções trabalhadas. · Recordar fragmentos ou as canções trabalhadas. · Imitar gestos/movimentos em canções, brincadeiras. · Reproduzir gestos, imitações e movimentos com partes do corpo; imitar animais personagens, sensações (frio, calor, cansaço) e estados de ânimo (aborrecida, triste, contente). · Recordar gestos/movimentos trabalhados. · Descobrir e explorar a produção de sons com o próprio corpo. · Imitar e produzir sons e ruídos musicais com objetos e instrumentos. · Produzir sons com objetos e materiais diversos. |
Linguagem plástica |
· Demonstrar curiosidade para experimentar diferentes técnicas, instrumentos e suportes. · Experimentar (colocar a mão, mexer, esfregar, lambuzar-se, segurar um pouco, tirar rapidamente a mão, o pé) os materiais propostos para exploração. · Utilizar por pequeno período de tempo os materiais propostos em diferentes superfícies e texturas. · Explorar diferentes movimentos gestuais de acordo com o material utilizado. · Marcar e fazer garranchos com diferentes materiais sobre diferentes superfícies e texturas. · Apropriar-se dos efeitos de suas ações sobre os materiais. · Observar imagens diversas. · Identificar imagens diversas. · Falar sobre as imagens. · Experimentar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies. · Desenhar. · Apresentar as atividades sem rasgar, amassar, molhar. |
Linguagem matemática |
· Observar e descobrir as características das coisas. · Identificar algumas características dos alimentos, brinquedos, objetos e elementos do dia a dia (cor, medida, sonoridade, etc.). · Perguntar sobre os objetos e elementos do ambiente. · Agrupar objetos por semelhança (forma, medida, cor, uso). · Classificar os objetos de acordo com alguma qualidade proposta. · Comparar elementos ou objetos a partir de semelhanças ou diferenças. · Diferenciar: grande/pequeno, muito/pouco, todos/mais, a metade/inteiro/um pedaço, um, dois, três; comprido/curto, cheio/vazio a partir da manipulação e observação. · Compreender os conceitos: dentro/fora, em cima/ embaixo, ao lado/em frente/atrás; forte/fraco; com ajuda do professor e em relação ao próprio corpo. · Realizar correspondência termo a termo com objetos, utensílios, materiais. · Diferenciar entre quente e frio. · Identificar alimentos salgados, doces, ácidos. · Compreender os conceitos de tempo: rápido, devagar; antes, depois; agora, primeiro, antes. · Identificar características dos objetos que rolam e não rolam. |
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE |
OBJETIVOS: · Possibilitar a exploração do ambiente para que a criança conheça as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais. · Promover a exploração do ambiente movimentando-se no espaço, explorando e manipulando objetos e materiais para progressivamente distinguir características e funções. · Favorecer o relacionamento com outras crianças, professores e profissionais da instituição desenvolvendo a capacidade de socialização. · Propiciar situações para a criança interagir com o ambiente em que vive, brincando, explorando materiais e objetos, para construção de conhecimentos sobre os elementos que o constituem e os acontecimentos que o rodeiam. · Oferecer oportunidades para que a criança estabeleça contato com pequenos animais do seu convívio, relacionando características físicas e comportamentais. · Possibilitar situações para que a criança estabeleça contato com as plantas relacionando características peculiares e necessidades vitais para que elas cresçam e se desenvolvam. · Promover situações que envolvam as tradições culturais de sua comunidade, para conhecimento dos costumes, hábitos e expressões culturais da comunidade em que vive. |
A CRIANÇA DEVERÁ SER CAPAZ DE: |
Adaptação/ Orientação no espaço e no tempo |
· Entrar contente na Unidade Escolar e despedir-se da pessoa que a acompanha. · Ficar tranquila durante o dia na unidade. · Contar/explicar algumas coisas que fez no CEIM. · Reconhecer os diferentes espaços da Unidade Escolar e as pessoas que estão lá permanentemente. · Explorar o espaço de diferentes maneiras. · Provocar transformações no espaço da sua turma e no pátio. · Diferenciar características e funções dos diferentes espaços. · Deslocar-se sozinha pelos lugares habituais. · Identificar as diferentes salas pelo nome. · Identificar os diferentes cantinhos da sala e os objetos correspondentes. · Localizar os diferentes materiais e direções na sala. · Orientar-se nos espaços habituais da unidade (sala, cozinha, pátio, corredor). · Antecipar situações e atividades cotidianas a partir de determinados indícios ou sinais. · Diferenciar noite e dia. |
Relação com os companheiros |
· Conhecer todos os companheiros e os seus nomes. · Relacionar-se com os colegas. · Procurar o adulto para pedir ajuda quando os colegas o incomodam. · Afastar-se/reagir quando os colegas o incomodam. · Começar a compartilhar jogos e brinquedos com intervenção do professor. · Integrar-se nas atividades coletivas. |
Relação com os professores e com outras pessoas adultas |
· Relacionar-se de forma afetuosa com a educadora. · Aceitar e compartilhar o professor com outras crianças. · Relacionar-se com outras pessoas adultas conhecidas da Unidade Educacional. · Ficar tranquila com outras professoras da Unidade Escolar. · Relacionar-se com outras pessoas adultas e conhecer suas funções: cozinheira, responsável pela limpeza. · Comunicar suas necessidades, emoções, preferências para o professor e pessoas adultas. · Aceitar as propostas do professor. |
Hábitos sociais e de convivência |
· Conhecer as normas básicas do grupo. · Atender as solicitações do professor. · Começar a compartilhar os objetos, os espaços e atenção do professor. · Colaborar para guardar os brinquedos. · Saber fazer pedido. · Participar das atividades do grupo. · Saber onde estão os materiais da sala. · Cuidar dos materiais com ajuda dos professores. · Solicitar e aceitar ajuda quando é necessário. |
Experimentação e exploração do ambiente |
· Mostrar-se observadora e fazer perguntas sobre os objetos, situações, pessoas e fenômenos naturais. · Manipular os objetos (agrupando, batendo, empilhando, etc.) cada vez mais com finalidade concreta. · Concentrar-se por curto período, nos jogos que faz sozinha (quebra-cabeça, construção, de montar, mosaicos, encaixes). · Brincar espontaneamente nos cantinhos, jogos simbólicos (casa, loja, escritório, cabeleireira, etc.). · Identificar seus objetos pessoais, habituais do seu ambiente e a sua função. · Nomear e explicar as experiências pessoais. · Reconhecer os diferentes cantinhos de atividades/jogos na sala e pátio. · Observar e reconhecer alguns fenômenos naturais. · Explorar diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito. · Nomear e reconhecer com ajuda do professor, alguns objetos, animais e plantas que fazem parte da cultura de XXXXXXXXXXXXXXX. · Manifestar interesse em participar das festas celebradas na Unidade Escolar envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de XXXXXXXXXXXXXXX. · Reconhecer e falar sobre as figuras mais representativas das manifestações tradicionais, coelho, Papai Noel. |