segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Os professores do CMEI: Alegre Infância desenvolveram vários projetos educativos no decorrer deste ano e dentre estes o Projeto: “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”

Os educadores utilizaram a iniciação musical com as crianças, pois entendem que a música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Principalmente para a criança de 0 à 3 anos como no caso aqui do Centro Municipal de Educação Infantil. A música esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.

 Desde cedo as crianças entram em contato com os ritmos aprendendo e atribuindo à estes sons significados culturais e construindo conceitos.

Todas as turmas trabalharam o tema desde a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, cantando, visitando e conhecendo profissionais da música na Casa Da Cultura, com seus diferentes instrumentos, dançando e expressando movimentos, para assim reconhecerem diversos sons e ritmos.

Cada turma escolheu uma música para desenvolver atividades pedagógicas dentro dos eixos da Proposta Pedagógica de 0 à 3 anos. Que culminou com a construção de um livro e uma apresentação musical.

As turmas do maternal IV e V optaram por músicas natalinas devido a aproximação destas festas neste período do ano.
E foi criado um coral onde as crianças estão fazendo apresentações de músicas natalinas em diferentes pontos da cidade, desejando à todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Bênçãos do Menino Jesus.

As apresentações iniciaram no Hospital Salvatoriano São Luiz com as crianças cantando para os idosos da Ala da geriatria que ficaram muito comovidos com a lembrança e o carinho recebido pelos pequenos que abraçaram cada idoso com respeito e um afeto muito positivo. Que foi prontamente correspondido.

Logo após foram até a CASA BETÂNIA, a casa de repouso das Irmãs Salvatorianas onde também cantaram e encantaram as Irmãs que tanto ajudam com doações ao nosso município.

Vale ainda lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo temático na educação infantil.

Utilizamos a música para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos como escovar os dentes, ( meus dentinhos...), Fila para as refeições ( O trenzinho, piuuuiii...)
• Atitudes/ comportamentos( silêncio e respeito nas refeições...)
• Datas comemorativas ( Festas Natalinas, etc...)
• Memorizações de conteúdos como números e letras e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.

Musicalização:

Ao ouvir uma música a criança aprender a decorar uma letra musical,  realizar brincadeiras de roda e  brinquedos com sons rítmicos, jogos e muitas outras atividades principalmente ao ar livre,  no pátio e nas aulas de campo realizadas nos passeios pela cidade que as professoras normalmente realizam com as crianças. Onde estas atividades procuram despertar  e estimular  desenvolvimento pelo gosto das  atividades musicais.
Deste modo devem ser elaboradas atividades que levem a  observação, produção, apreciação e reflexão da criança. Criando um clima de sensibilidade musical.


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário