segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PIOLHO NA SALA DE AULA








                                             

ATENÇÃO SRS PAIS:

EM VISTA DE ESTARMOS RECEBENDO MUITAS RECLAMAÇÕES DE INFESTAÇÃO DE PIOLHOS EM NOSSAS CRIANÇAS QUEREMOS COMUNICAR QUE OS PROFESSORES NÃO PODEM USAR QUALQUER TIPO DE PRODUTO PARA ESTE FIM  NA INSTITUIÇÃO, PORTANTO CABE AOS PAIS O CUIDADO COM OS CABELOS DAS CRIANÇAS.

 SABENDO COMO ESTE PROBLEMA É DIFICÍL DE RESOLVER PROCURAMOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA UMA PARCERIA E ESTES JÁ ESTÃO AVISADOS E À DISPOSIÇÃO DE TODOS OS PAIS COM AS EXPLICAÇÕES NECESSÁRIAS DE COMO USAR O PRODUTO DISTRIBUÍDO PELO POSTO DE SAÚDE  QUE USADO CORRETAMENTE É SEGURO E EFICIENTE PARA O COMBATE DO PIOLHO

ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
A pediculose afeta tanto cabeças limpas como pouco limpas, crianças pobres ou crianças de classe média e alta, cabelos curtos ou compridos. O piolho necessita de uma superfície com cabelo para sobreviver, sendo, fora do hospedeiro, viável apenas durante 48 horas e a lêndea durante 10 dias. Apesar de o cabelo curto ser menos convidativo para estes parasitas, ele não é, por si só, uma proteção segura contra estes minúsculos insetos. Então, o que fazer?

Uma maneira simples de perceber há quanto tempo os parasitas estão no hospedeiro é medir a distância das lêndeas do couro cabeludo. Sabendo que o cabelo cresce em média 1 cm por mês, as lêndeas afastadas mais de 2 cm do escalpe indicam mais de dois meses de postura. É difícil encontrar um piolho vivo, visto que estes insetos se movem com muita rapidez. Por isso, o diagnóstico é feito mais vezes através da existência dos seus ovos (lêndeas), de cor branco-nacarado, com cerca de 0,8 mm e firmemente agarrados à haste do cabelo.

Tratamento
No que diz respeito ao tratamento, existem vários inseticidas na forma de xampus ou cremes de lavagem que são bastante eficazes na eliminação de piolhos e lêndeas. Uma vez que o período de incubação dos ovos do piolho varia de 6 a 10 dias, após a primeira aplicação, esses medicamentos devem ser aplicados novamente dentro de uma ou duas semanas para atingir os parasitas que tenham aparecido entretanto.A maioria das respostas insuficientes ao tratamento é devida à má técnica empregue ou à falta de repetição do tratamento em tempo útil. Existem, no entanto, evidências do aparecimento de resistências aos inseticidas. Como medida adjuvante, é importante usar uma solução de mistura de vinagre e água (deixar atuar durante meia hora) ao pentear os cabelos com um pente de dentes apertados. É que as lêndeas são muito difíceis de remover e o vinagre é usado para amolecer a substância que fixa firmemente as lêndeas aos fios de cabelos. Este procedimento deve ser repetido diariamente durante vários dias.

Mesmo quando já não parecer existirem mais piolhos, é prudente examinar o cabelo uma vez por semana. Os pais devem saber que a comichão pode durar semanas após um tratamento bem sucedido.


As lêndeas são muito sensíveis ao calor e por isso as roupas de cama e de corpo devem ser lavadas com água bem quente e passadas a ferro a altas temperaturas. Chapéus, roupas e outros objetos que não possam ser tratados pelo calor, devem ser selados num saco de plástico durante quatro semanas; qualquer piolho que tenha eclodido durante este período morrerá de fome. O ambiente deve ser aspirado com aparelho a vácuo. Não é aconselhável o uso de inseticidas para o ambiente.

Todos os membros do agregado familiar devem ser tratados ao mesmo tempo para erradicar a infestação. Por vezes surgem dúvidas quanto à necessidade de tratar os animais domésticos. O tratamento é completamente desnecessário pois o piolho não se transmite aos animais.

Serviço de Pediatria do Hospital de Braga Este espaço é da responsabilidade da equipa médica do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, instituição certificada pelo Health Quality Service (HQS).






quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROJETO: HIGIENE PESSOAL




Contribuir com a educação das crianças e na melhoria da qualidade de vida dos pequenos é muito importante. E o CMEI Alegre Infância, procura desenvolver as habilidades e capacidades individuais da criança facilitando a mediação para a integração de cada uma com o grupo. Todos os dias elas vivenciam atitudes e procedimentos de cuidados com a saúde e a higiene. E para complementar esta etapa no Maternal lll as professoras Rosane e Gabriele ofereceram de forma divertida através do Projeto Higiene, atividades pedagógicas em que as crianças aprenderam a cuidar de si, adotar práticas corretas na escovação dos dentes, no uso do banheiro, no cuidado com seus pertences e outros de sua rotina diária. Para que possam valorizar suas conquistas tornando-se independentes e tendo a chance de comprovar que são capazes. Para finalizar o projeto as crianças apresentaram um teatro com músicas no Centro Cultural demonstrando o que aprenderam.