quarta-feira, 27 de junho de 2012

O uso das TIC´s na sala de aula



A escola não pode mais ficar alheia ao uso da Mídia na educação.
 O professor atento ao mundo ao seu redor e que percebe que sua práxi deve premiar o desenvolvimento do cidadão atuante na comunidade, cada vez mais precisa utilizar-se destes recursos para facilitar a aprendizagem, a informação e a comunicação entre os educandos.

As chamadas TIC`s Tecnologias de Informação e Comunicação, estão no dia a dia da comunidade, desde as tarefas domésticas, a comunicação entre pessoas, sistemas bancários, empresariais, etc...

A maioria dos alunos já tem acesso as mais variadas redes sociais, possuem celulares, notebooks, etc.

Na medida em que a escola avança no cumprimento do seu papel de formação e capacitação de seus alunos o uso das tecnologias devem tornar-se mais efetivas nas atividades pedagógicas dos professores.   Para que a escola fique mais atrativa, modernizada e alinhada com a realidade atual.

    

 Vamos lá professores, é hora de incrementar nossas aulas.
O que temos aqui é um exemplo de como utilizar estes recursos com a sua sua turma, vale a sua criatividade e necessidade das crianças.



  







 Fonte: Colégio Ciem



quarta-feira, 20 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INFÂNTIL DE QUALIDADE





Educação infantil de qualidade ligada a melhor estilo de vida e menos crime

Educação realmente é o futuro. Um novo grande estudo descobriu que a alta qualidade da educação pré-escolar tem um impacto forte e positivo na idade adulta.
Mais de 1.400 indivíduos participaram da pesquisa, cujo bem-estar foi monitorado por até 25 anos (começando com os indivíduos em idade pré-escolar, acompanhando-os anualmente até a idade escolar e, mais tarde, periodicamente através do início da vida adulta).

Os resultados: aqueles que haviam participado de um programa infantil que começava na idade de 3 anos apresentaram níveis mais elevados de escolaridade, socioeconômicos, de habilidades profissionais, e de cobertura de seguro, bem como menores taxas de abuso de drogas, crimes e encarceramento do que aqueles que receberam educação infantil habitual.
A pesquisa focou nos participantes de um programa de financiamento público de desenvolvimento infantil, que começa na pré-escola e fornece até seis anos de serviço nas escolas públicas de Chicago, EUA.
Os pesquisadores estudaram o desenvolvimento educacional e social de uma parte da população minoritária, com a mesma idade e de baixa renda (93% eram afro-americanos) que participaram desse programa.
O estudo relata os participantes na idade de 28 anos, quando eles encontraram os resultados mais positivos entre os 957 indivíduos que fizeram parte do programa de pré-escola (especialmente homens e crianças que abandonaram o ensino médio).
Efeitos positivos também foram encontrados em relação à duração dos serviços: os participantes que ficaram de 4 a 6 anos no programa, da pré-escola ao terceiro grau.
O grupo controle de 529 indivíduos da mesma idade participaram de programas alternativos em escolas selecionadas aleatoriamente e que combinavam com seu estado socioeconômico.
Entre os principais resultados (grupo pré-escolar em relação ao grupo de controle), foram encontrados: 9% mais ensino médio completo (homens 19% mais); 20% maior nível socioeconômico; 19% mais cobertura de seguro de saúde; 28% menos abuso de drogas e álcool (somente homens, 21% menos); 22% menos acusações criminais (a diferença foi de 45% para crianças com abandono do ensino médio); 28% menos experiências de encarceramento ou prisão.
Os participantes que ficaram de 4 a 6 anos no programa (pré-escolar ao terceiro grau) em relação ao grupo de controle com menos de 4 anos de programa, tinham 18% maior nível socioeconômico, 23% mais cobertura de seguro de saúde privado, 55% mais nível de graduação e 36% menos acusações ou prisões por violência.
Segundo os pesquisadores, quando se segue as pessoas por mais de duas décadas é possível uma compreensão de como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento posterior.
A conclusão é de que uma cadeia de influências positivas iniciada por grandes vantagens na preparação para a escola e envolvimento dos pais leva a um melhor desempenho escolar e matrículas nas escolas de maior qualidade e, finalmente, a um maior nível socioeconômico e de escolaridade.
Os cientistas dizem que os EUA gastam muito pouco em prevenção. Segundo eles, os programas pré-escolares são alguns dos mais rentáveis (o custo-benefício vale apena) de todos os programas sociais.
Eles alertam que, já que metade da diferença de desempenho entre crianças de maior e menor status econômico já existe aos 5 anos, as intervenções de educação precisam começar ainda mais cedo.
Os pesquisadores afirmam que a chave para o sucesso está na qualidade do programa e seus professores, na oportunidade de mais de um ano de participação, em turmas pequenas, em serviços que abrangem a família, em currículos baseados em atividades estruturadas focando linguagem e alfabetização, e na atenção para a continuidade da aprendizagem da pré-escola nas séries iniciais.

[ScienceDail
Blog: Prof: Ivanilson
                                  Alunos da Prof: Rosane Vieira trabalhando com o alfabeto



sexta-feira, 15 de junho de 2012

PLANO DE AULA





                         O mundo é feito de cores e formas diferentes


Justificativa A criança nos anos em que frequenta a educação infantil encontra-se na fase das descobertas, então é importante propiciar à criança a interação, visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas geométricas, possibilitando assim com que possa identificar e nomear estas formas e cores.



 Objetivo Geral:
Proporcionar a criança oportunidades para reconhecer as cores e as formas geométricas presentes em nosso cotidiano.


Objetivos específicos e atividades correlatas:
·        Reconhecer a existência de formas e cores do mundo ao seu redor através de um passeio pela escola e pátio.
·         Realizar experiência com garrafas pet cheias de água colocando dentro papel crepon das cores primárias para que os alunos identifiquem. E fazendo misturas para reconhecimento das cores secundárias. Escrevendo o nome das cores nas garrafas e utilizar as mesmas para brincadeiras como: "jogo das argolas.
·        Estimular a criatividade com pinturas e atividades preenchendo os pontilhados.

·        Conhecer, identificar e nomear as figuras geométricas através da roda de conversa, observando e folheando revistas e livros específicos.
·        Reconhecer e fixar as cores através de atividades de pinturas.
·        Ampliar o vocabulário dentro das discussões das atividades e nas rodas de conversas.
·        Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
·        Desenvolver a musicalidade cantar a música: Aquarela, pintar os desenhos representativos: “sol amarelo” “guarda chuva”, “céu”, etc.
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção do portfólio das atividades.
·         Ampliar o conhecimento de mundo.
·        Apreciar as artes visuais através de gravuras de quadros de autores que representam a sua arte com formas geométricas.


                        
         


·        Desenhar a partir do que foi observado com formas e cores e apresentar para os colegas o que seu desenho representa.


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Eixos trabalhados:• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.

Avaliação: Será realizada no decorrer do projeto pelo envolvimento e resolução das atividades sugeridas.
  










     


Projeto: Prof: Maira
Atividade scaneadas: Meus Trabalhos Pedagógicos









·        Estimular a memorização, leitura e a escrita através das “quadrinhas” das formas geométricas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONTANDO A NOSSA HISTÓRIA






HISTÓRICO DO CMEI: ALEGRE INFÂNCIA

A primeira creche criada no município de Campo Alegre em 1981 foi denominada como Creche Alegre Infância, pois ali as crianças carentes, teriam uma infância mais alegre por receberem todo carinho e atendimentos necessários ao seu pleno desenvolvimento.
Tendo como objetivo poder ajudar famílias de baixa renda a sra Nédia Scheffer com algumas voluntárias como: Maurene Cubas, Sandra Lepeck e outras. Recebendo ajuda das Irmãs Betâneas, com donativos vindos da Alemanha, e também do Clube de Mães, iniciaram as atividades de cuidados das crianças, para que suas mães pudessem exercer atividades lucrativas fora do lar, aumentando assim a renda familiar e tendo com isso condições mais dignas de sobrevivência. A primeira turma contava com apenas 30 crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade, 1 cozinheira e 2 professoras. Inicialmente funcionava em uma pequena sala nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Católica Santíssima Trindade, contando ali com a ajuda de 2 pessoas voluntárias das antigas L.B.A e FUCABEM.
No ano de 1983 o então secretário municipal Juarez Tadeu Cunha juntamente com as pessoas envolvidas neste projeto influenciaram a administração pública e destinaram recursos que teriam vindos para a construção de uma quadra de esportes para a compra de uma fábrica de fósforo que havia ido para leilão e que contava com 3 prédios. Um destes prédios, mais uma vez com ajuda de muitos voluntários como o engenheiro Valério Brunello foi reformado para que a creche ali fosse instalada. No dia 18 de março de 1984, aniversário de emancipação do município o então prefeito Ernesto Frohener com a presença do governador da época Espiridião Amim e demais autoridades inauguraram a atual Creche Alegre Infância. Criada pela Lei n° 831/85 segue Legislações Federais, Estaduais e Municipais de Educação.
Hoje denominado CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFÂNTIL: ALEGRE INFÂNCIA que está sendo ampliado e modernizado em toda a sua estrutura para que o nosso município possa atender todas as crianças de mães trabalhadoras, com qualidade em sua estrutura, com profissionais capacitados para exercerem as funções de cuidadores e educadores para ser uma das poucas cidades brasileiras, dentro do quadro atual de vagas, a sustentar o titulo de cidade com um atendimento 100% de crianças na faixa etária de 0 à 6, pois, estamos contando com as turmas de Pré I e Pré II. Tendo como finalidade atender aos princípios da Lei n° 9394/96, Lei de Diretrizes e bases da Educação Infantil, e outras legislações vigentes, para a qual se propõe a se adequar a todas as normas, tendo como pólo administrativo-pedagógico e mantenedor a Prefeitura Municipal de Campo Alegre – SC, para dar cuidado e educação às crianças, assegurando o acompanhamento dos serviços técnicos pela Secretaria Municipal de Educação.



    CONVITE DA EXPOSIÇÃO COM A FOTO DAS CRIANÇAS E O FUSCA EM QUE ERAM TRANSPORTADAS




FOTOS DA EXPOSIÇÃO : "VIDAS QUE FAZEM HISTÓRIA"

CLIQUE AQUI...



UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA



PROF: BÁRBARA COM OS ALUNOS

CRIANÇAS INDO DE FUSCA PARA CASA
O MOTORISTA LUIZ VIEIRA
PROFS: ROSANE E BÁRBARA


FOTO DA PRIMEIRA TURMA NO SALÃO DA PARÓQUIA
SANTÍSSIMA TRINDADE
PROFS: MAURENE CUBAS, SANDRA LEPECK,






DOAÇÕES VINDAS DA ALEMANHA





PROF MAURENE E NÉDIA SCHEFFER


PREFEITO FRANCISCO KOEHLER, VILMAR COSTA, PADRE
ADEMIR E PROFS.

PREFEITO ERNESTO FROHENER


ROSANE SILVA, ADRIANA PICKOCZ , SANDRA LEPECK,
MAURENE CUBAS ...


ESTAS E MUITAS OUTRAS FOTOS ESTÃO EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU BENTO SILVIO MUNHOZ

ESTAMOS RECONSTRUINDO A NOSSA HISTÓRIA SE VOCÊ TEM ALGO PARA ACRESCENTAR  POR FAVOR ENTRE EM CONTATO...








segunda-feira, 4 de junho de 2012

PLANO DE AULA



ESCOLA: CMEI Alegre Infância
PROFESSORA: Taciana Amorim Cunha
DATA: 29/05/2012
TURMA: PRÉ II (VESPERTINO
PLANEJAMENTO DIÁRIO

·        EIXO: ARTES PLÁSTICAS
·        EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·        EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE


OBJETIVO GERAL: Possibilitar vivências as crianças através de atividades para que sintam a necessidade de cuidar bem do meio ambiente e se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Valorizar as pequenas ações através da historia da: Sementinha Insistente!
·      Conhecer a importância das plantas para o meio ambiente;
·      Reconhecer alguns cuidados que devemos ter com as plantas;
·      Desenvolver as relações interpessoais através do trabalho em grupo; confecção de uma árvore coletiva.
CONCEITO: A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA NOSSA VIDA
CONTEÚDOS: Iniciar a aula com uma roda de conversa:

A SEMENTINHA INSISTENTE

Alguém, não se sabe quem, jogou uma sementinha pela janela ou, quem sabe, ela tenha pulado para fugir de alguma coisa.
Ela caiu e foi pulando, pulando até parar nos pés de um garoto, Pedrinho, que voltava da escola.
Pedrinho foi chutando aquela semente até se cansar dela:
-Tchau pra você sementinha estranha, tenho coisas melhores para fazer do que ficar chutando sementes - falou o garoto dando um último chute.
Pobre sementinha, muito triste foi parar no canto de uma calçada sob o sol escaldante. Veio à noite e ela pode se refrescar um pouco, mas na manhã seguinte ela foi varrida pelos garis que cuidavam da limpeza das ruas.
E a sementinha pensava: “será que ninguém se importa comigo? Ninguém vai me plantar?” Nesse instante, Pedrinho que estava indo para a escola, sentiu alguma coisa no seu tênis. Sabem o que era? A sementinha.
- Você outra vez sementinha, já brinquei contigo ontem, hoje não tenho tempo. E lá foi ela jogada para um canto da rua mais uma vez.
As pessoas passavam, pisoteavam sem nem ao menos vê-la.
A sementinha chorou, mas não desistiu “alguém vai me notar, aquele garoto é a minha esperança, talvez na volta...”.
Sabem o que aconteceu? Na volta da escola Pedrinho encontrou a sementinha, quando a chutou, sem querer:
- Estou cansado de te encontrar no meu caminho, vou dar um jeito nisso – disse o garoto, enquanto juntava a semente.
Sabem o que ele fez? Quando chegou em casa foi até o quintal e enterrou a semente. Por que ele enterrou a semente? Para não encontrá-la mais ou plantar para que ela crescesse? Você escolhe.
Naquela mesma noite choveu. Amanheceu um belo sol. Quando Pedrinho acordou, o que será que ele pensou? Talvez tenha pensado “estou livre daquela sementinha que vivia me perseguindo”.
Passaram-se os dias. Em um domingo Pedrinho acordou e foi brincar no quintal. Sabem o que ele viu? Isso mesmo, a sementinha estava se transformando em uma arvorezinha. O garoto acabou ficando feliz e passou a cuidar da plantinha. E ela foi crescendo e foi dando sementes que se transformaram em mais e mais arvorezinhas.
E foi assim que Pedrinho aprendeu a gostar e respeitar as plantas. Hoje ele é um rapazinho e já possui uma plantação enorme de árvores de todos os tipos e distribui mudinhas de várias espécies para muitos lugares, doando-as para quem não pode comprar. Ele sabe da importância das plantas na natureza e procura ensinar as pessoas que respeitar a natureza e cuidar das plantas é ajudar a construir um futuro melhor.

História e desenhos de Cleusa Lupatini



·        Após a história fazer questionamentos as crianças sobre a historia:  Quais os cuidados que devemos ter com a natureza?
Todos nós devemos nos preocupar com a Natureza ou somente os adultos?
Para que servem as árvores?
Vocês já plantaram uma árvore ou flor?
Você já acompanhou o crescimento de uma planta?
Conseguiríamos sobreviver sem as plantas?
·        Deixar que as crianças expressem suas ideias.
Num segundo momento distribuir um bonequinho em branco de papel sulfite e deixar que cada um o enfeite como queira.
·        O próximo passo será enfeitar uma árvore grande em conjunto, procurar em revistas as cores verde e marrom e cada um deverá colar na parte do tronco e folhas os papéis recortados.
·        Para finalizar cada criança cola na árvore o seu boneco que significa a nossa responsabilidade em relação ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO: A avaliação será através do interesse e participação da turma.  A verificação do aproveitamento será pela observação das falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, além do material produzido.

Coordenadora Pedagógica: Taciana Amorim Cunha