segunda-feira, 28 de maio de 2012

TRABALHANDO O ESQUEMA CORPORAL NA SALA DE AULA








PROJETO MEU CORPINHO

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Ele é composto de cabeça, tronco e membros.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o conhecimento das partes do seu corpo suas funções e os movimentos que este pode realizar em diferentes formas e espaços. Favorecendo a interação para que a criança de fato consiga apropriar-se da imagem global do seu corpo.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar os órgãos do sentido;
  • Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
  • Conscientizar e promover a boa higiene;
  • Valorizar os órgãos do sentido;
  • Diferenciar as partes do corpo;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Estimular a criatividade.




Esquema Corporal: Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento e de desenhos orientados pela professora; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; definir sua dominância lateral através de brincadeira com canto como o “Boneco de lata”.


• Estrutura Espaço-Temporal: Permitir ao aluno que oriente-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão; que movimente-se, discriminando diferentes momentos do tempo, fazendo brincadeiras na aula de educação física como “quente e frio” e “Direita esquerda”


• Qualidades Físicas: Permitir que o aluno estruture movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva; que ele consiga equilibrar-se em diferentes situações, com o sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura; que ele consiga ainda melhoras seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade no circuito do parquinho da escola.


• Expressão Corporal: Permitir ao aluno que ele represente com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante; que reproduza, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e pessoas; que ele movimente-se, adaptando-se a diferentes ritmos; que ele ainda seja capaz de expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com um grupo; que ele crie sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos, que ele dramatize, através do movimento, fatos, historias e fantasias, e que conheça e execute formas de expressão tradicionais de todos os povos.



Recursos:

  • Desenho;
  • Colagem;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Literatura infantil;
  • Pesquisa;
  • Atividades escritas;
  • Recortes.

Culminância:

  • Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
  • Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
  • O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.

Avaliação:

Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.




 LIVRO O NOSSO CORPO































quinta-feira, 24 de maio de 2012





BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

OBJETIVO GERAL: Proporcionar e oportunizar atividades lúdicas para que as
crianças do CMEI possam  desenvolver atitudes  de cooperação e aprender as mais diversas regras sociais através de um conjunto de brincadeiras não dirigidas, espontâneas e outras dirigidas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·        Imitar comportamentos de adultos nas brincadeiras para compreender como funciona a sociedade.
·        Vivenciar nas brincadeiras os mais variados hábitos e valores do meio no qual estão inseridas.
·        Aprender a viver em comunidade.
·        Desenvolver o hábito de dividir objetos e brinquedos com os coleginhas.
·        Oferecer as crianças oportunidades de manusear os brinquedos com cuidados de conservação e organização.


 ATIVIDADES:
·        Durante o desenrolar das atividades foram realizadas atividades dentro e fora da sala de aula e também em outros espaços fora do CMEI através de passeios.
·        No parquinho.
·        Nos pontos turísticos do município
·        Nas lojas, mercados, correio, etc.
·        Atividades brincadeiras com bolas e bambolês.
·        Desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento cognitivo dos bebês através da estimulação para o andar e falar.
·        Aprender a guardar e organizar os brinquedos depois das brincadeiras.


PASSEIOS E BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS. ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO!









quarta-feira, 23 de maio de 2012

BRINCANDO COM AS CORES







AULA DE ARTE
PROFESSORA: VANESSA
TEMA: BRINCANDO COM AS CORES  
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a descoberta de novas cores através da mistura de tintas. Despertando assim a criatividade, a fim de manifestar iniciativa e experimentação dos materiais propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade.
Estimular a imaginação.

EIXO: Artes Visuais
CONCEITO: BRINCANDO COM AS CORES  
DURAÇÃO: Duas aulas                                                                      
METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA: Iniciar a aula contando a história: OS FEITIÇOS DE BRUXELDA.
Durante a história alguns alunos ajudarão a misturar as tintas.
Roda de conversa sobre as cores obtidas.
Com o resultado das misturas obtidas serão pintados quadros de forma livre em um pedaço de cartolina.
Na próxima aula vamos amassar papel Kraft e colarmos em volta para servir de moldura.
AVALIAÇÃO: A avaliação será através da participação, criatividade e colaboração.
Obs.: As cores resultantes do feitiço para admiração das crianças foram: alaranjado, roxo e verde.



OS FEITIÇOS DE BRUXELDA.

Certa tarde de verão, a Bruxelda convidou suas amigas para mostrar seus novos feitiços.         
            Enquanto Bruxelda colocava os ingredientes, as amigas fixavam seus olhos no caldeirão, curiosas para descobrir a novidade.
            Bruxelda misturou rabo de rato, penas de urubu, patas de aranha e asas de morcego. Acrescentou ao final um pouquinho de corante. Num caldeirão ela acrescentou corante azul e amarelo, em outro corante azul e vermelho e num outro corante vermelho e amarelo.
            Enquanto cozinhava seus feitiços, o vapor do cozimento tinha um cheiro desagradável e uma cor característica.



sexta-feira, 11 de maio de 2012





FELIZ DIA DAS MÃES









MÃE

Mãe é o sentido da vida,         
É a razão de entender como podemos ser fortes,
No momento que todos nos julgam impotentes.
Mãe é colo perfeito,
Onde as lágrimas de dor se transformam em aprendizado.
Mãe é o milagre de viver,
É onde tudo começa                                                                       
É o amanhecer do viver de cada um.
Mãe, uma das primeiras palavras que aprendemos falar,
E não é uma simples coincidência,
É a necessidade de tê-la sempre ao nosso lado.
Mãe, não importa a distância,
Sempre está presente, torcendo, rezando...
E mesmo quando já está no céu sentimos sempre o seu sorriso quando temos vitórias em nossa vida..
–“VÁ EM FRENTE FILHO ESTOU AQUI TORCENDO POR VOCÊ”





HOMENAGENS DIA DAS MÃES



PROF: ALINE LEMBRANCINHAS E VIOLETINHA PLANTADA
PELAS CRIANÇAS PARA A MAMÃE

FLORES RECICLÁVEIS PROF; VANESSA, CARTÕES LEILA
SOLANGE, MURAIS




MENSAGENS, CARTÕES E HOMENAGENS SOBRE DIA DAS MÃES



PORTA CD E CD COM AS MÚSICAS PREFERIDA
DAS MÃES DA TURMA ( LEVANTADAS ATRAVÉS DE PESQUISAS ENVIADAS PARA CASA)
 COM HOMENAGEM DAS
MÚSICAS REPRESENTATIVAS PELA DATA

BERÇÁRIO I